Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Copa
200620021998199419901986198219781974
197019661962195819541950193819341930

História

2006Alemanha

Classificação
Itália
França
Alemanha
Portugal
Artilheiros
5 gols Miroslav Klose (Alemanha)
3 gols Hernán Crespo (Argentina), Ronaldo (Brasil), Zinedine Zidane (França), David Villa (Espanha), Fernando Torres (Espanha), Maxi Rodriguez (Argentina), Lukas Podolski (Alemanha), Thierry Henry (França)
Ver todos os jogos
AP
Zidane deixa o gramado após ser expulso na decisão
Zidane deixa o gramado após ser expulso na decisão

Contrastando com a organização perfeita, o futebol mais uma vez decepcionou. Nada menos que sete das 64 partidas terminaram sem gols, e a média ficou em míseros 2,3 por jogo, a segunda pior da história, perdendo somente para a Itália-1990 (2,21). Tamanha penúria só poderia terminar com uma decisão por pênaltis. Após empate por 1 a 1 na final, a Itália superou a França somente na decisão por pênaltis, por 5 a 3. O jogo ficou marcado pela cabeçada de Zidane em Materazzi, que resultou na expulsão do astro francês - curiosamente, os dois haviam sido os autores dos gols do jogo. Zidane diria depois que revidou a insultos do zagueiro italiano. Liderada pelo técnico Marcello Lippi, a Azzurra se destacou muita mais pela força coletiva do que por valores individuais durante o torneio. Dos 23 convocados, 21 italianos entraram em campo na Copa e dez marcaram gols. Com o goleiro Buffon e o zagueiro Cannavaro em grande fase, a Itália concedeu apenas dois gols no total - um contra e outro de pênalti, na final. O Brasil, favorito absoluto antes do início da competição, decepcionou, e a Alemanha, dona da casa, chegou a empolgar no decorrer do torneio, mas caiu após dura batalha nas semifinais diante dos italianos, que depois de 24 anos voltaram a levantar o troféu e conquistaram o tetracampeonato.

Brasil

Campeã das eliminatórias e da Copa das Confederações, a seleção brasileira chegou para o Mundial considerada como favorita não só pela imprensa internacional como também pelos brasileiros. O técnico Carlos Alberto Parreira escalou o que poderia ser considerado como "time do povo", com Kaká, Ronaldinho, Adriano e Ronaldo formando um quarteto ofensivo que era então chamado de "quadrado mágico". O favoritismo exacerbado, no entanto, acabou pesando contra. Já na fase de preparação, realizada em Weggis, na Suíça, o clima de oba-oba tomou conta do grupo. Os treinos, abertos ao público, mais pareciam um grande circo. Diversos jogadores foram flagrados em baladas e, para piorar, muitos estavam completamente fora de forma - casos de Ronaldo e Adriano, ambos visivelmente acima do peso. Apesar de passar sem grandes dificuldades por seus três rivais na primeira fase, o Brasil em nenhum momento apresentou o futebol que era esperado. Nem mesmo o triunfo por 3 a 0 sobre Gana nas oitavas de final chegou a empolgar. Nas quarta de final, diante de seu mais tradicional carrosco em Copas, a equipe sucumbiu. A França de Zidane dominou completamente o jogo e chegou à vitória com um gol de Henry. Após o jogo, jogadores como Roberto Carlos e Juninho Pernambucano anunciaram aposentadoria da seleção.

Curiosidades

  • A seleção brasileira atingiu o recorde de vitórias consecutivas ao vencer Gana e atingir 11 vitórias (somadas as de 2002). A série acabou na derrota por 1 a 0 para a França.
  • Sérvia e Montenegro representou na Copa um país que já não existia, já que no dia 3 de junho havia sido proclamada oficialmente a divisão do país em dois.
  • Com três gols marcados, o atacante Ronaldo completou 15 gols e se tornou o maior artilheiro das Copas do Mundo, ultrapassando Pelé, com 12, e o alemão Gerd Müller, com 14.
  • A Copa de 2006 teve recorde histórico de cartões vermelhos. Foram 28 expulsões, superando o recorde de 22 cartões na Copa do Mundo de 1998.
  • Portugal x Holanda foi a partida mais violenta de todas as Copas, com 16 cartões amarelos (nove para portugueses e sete para holandeses) e quatro vermelhos (dois para cada).
  • Cafu se isolou como o jogador com mais vitórias em Copa, com 16, superando os alemães Matthäus e Overath. Também tornou-se o brasileiro recordista de jogos de Copa, com 19.
  • O zagueiro paraguaio Gamarra marcou o gol contra mais rápido da história das Copas no jogo contra a Inglaterra, aos 3min do primeiro tempo.
  • A seleção da Suíça tornou-se a primeira em todos os tempos a não avançar na primeira fase de um Mudial mesmo sem ter tomado nenhum gol no torneio.
 
Multimídia

Galeria

 


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página