Trajeto
será de 15 km; obras devem começar neste ano
e terminar em 2010
A maior ciclovia de São Paulo começa a ser construída
neste ano, na região do Butantã. A pista para
bicicletas, com 15 km de extensão, facilitará
o acesso de estudantes e funcionários ao campus da
USP e permitirá que moradores da região utilizem
bicicletas para ir à estação de trem
da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na ponte
Cidade Universitária e para algumas das futuras estações
de metrô da linha amarela, como Vila Sônia e Butantã,
na zona oeste.
A idéia será apresentada pela Secretaria Municipal
do Verde e do Meio Ambiente na sexta à tarde para a
população, no estádio do Morumbi. As
pessoas poderão fazer sugestões ao projeto.
Além dos 15 km de ciclovia, nas avenidas Eliseu de
Almeida e Jorge João Saad, haverá 80 km de "ciclorede"
-vias que poderão ser usadas com mais segurança
pelos ciclistas graças à sinalização
especial.
O trajeto de 15 km será um avanço para a cidade
de São Paulo, que hoje tem ciclovias quase somente
dentro de parques. Além dos 19 km em áreas verdes
públicas, como o Ibirapuera, há apenas ciclovias
nas avenidas Faria Lima e Sumaré, além de na
estrada de Colônia (zona sul). O próprio secretário
Eduardo Jorge (Verde e Meio Ambiente) afirma que as ciclovias
das avenidas citadas são precárias. "Estão
praticamente desativadas", conclui.
Para a coordenadora do grupo executivo da prefeitura para
melhoramentos cicloviários, Laura Lucia Vieira Ceneviva,
a bicicleta pode ser usada para alimentar o sistema de transporte
coletivo e também nos deslocamentos intra-regionais,
com distâncias de 5 km a 6 km.
A obra será anunciada na véspera do Dia Mundial
Sem Carro, que acontece no próximo sábado. O
objetivo da data, que começou na França em 1998
e hoje é realizada em diversos países, é
refletir sobre o uso excessivo dos veículos e encontrar
soluções alternativas para a mobilidade urbana.
Houve a adesão de 56 cidades brasileiras até
agora.
Obras
As obras devem começar neste ano na avenida Eliseu
de Almeida e, no próximo ano, na av. João Jorge
Saad. A expectativa é concluir o trajeto em 2010. Uma
passarela também será feita para pedestres e
ciclistas na ponte Cidade Universitária -o que facilitará
o acesso de pessoas da Vila Madalena e de Pinheiros à
USP.
Afra Balazina
Folha de S.Paulo
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