São Paulo, sábado, 23 de agosto de 2008

NÓS FOMOS

Na China olímpica

Três crianças selecionadas para o concurso "Jogos Olímpicos? Tou Dentro!", promovido pelo McDonald's, para ir à maior festa do esporte na China contam um pouco o que viram nas ruas, nos lugares turísticos e nas competições

"Gostei muito de conhecer as pessoas da China. Uma das coisas que mais me chamou a atenção é que os chineses são muito disciplinados. Os guardas ficam bem eretos como se fossem estátuas, andam pelas ruas em fila, rápidos e durinhos. As pessoas são educadas. Você olha para o chão e não vê lixo. As chinesas são simpáticas, sempre sorridentes, e falam baixo. As crianças e as mulheres usam roupas enfeitadas e bordadas. Quando passava em alguns lugares, as chinesas pediam para tirar fotos comigo, acho que porque sou muito diferente delas!"
BEATRIZ GALATI, 11

"Pequim é uma cidade incrível. O primeiro lugar que visitamos foi a Cidade Proibida, que, como o próprio nome diz, foi construída pelo imperador para ninguém entrar lá. A visita à Muralha da China também foi legal. É um tipo de construção bem diferente, não temos nada parecido no Brasil. O que mais impressionou foi a dificuldade da subida. Chega a dar pressão no ouvido, mas, lá de cima, a vista é maravilhosa. Outro lugar que visitamos foi o Templo do Céu, um lugar criado para se rezar. Os jardins em volta do templo são grandes e relaxantes. Nós fizemos tai chi chuan ali."
BRUNO HENRIQUE TRINDADE, 12

"Vi na China duas competições, de basquete e de ginástica artística. Os chineses estavam orgulhosos de seu país e de ser a sede da Olimpíada. Acho que os atletas da China se esforçaram muito para ganhar. A torcida chinesa tinha uma energia, um calor tão grande, que quase me sufocava. Não podia imaginar uma torcida tão grande. Também me chamou a atenção as crianças torcendo muito. Vi uma bem bonitinha, com duas bandeirinhas presas no cabelo, e um menino com um chumacinho de cabelo vermelho e amarelo, as cores da bandeira chinesa."
GABRIEL MARTINS LIMA, 10


Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.