São Paulo, quinta-feira, 04 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Índice

Recorte do acervo no Masp amplia o romântico

Mostra tem obras de Van Gogh e até de León Ferrari

DA REPORTAGEM LOCAL

Um homem e uma mulher estão no limite da composição.
Em "Passeio ao Crepúsculo", de Van Gogh, um mundo febril, transfigurado pela loucura, fica para trás, enquanto os personagens transitam pelas bordas, entre realidade e devaneio.
Da mesma forma, o casal que John Constable retratou em "A Catedral de Salisbury vista do Jardim do Bispo" fica entre a natureza selvagem, à moda do paisagismo britânico, e a igreja de traços góticos erguida pelo homem -a fronteira aqui fica entre o sublime e o racional.
Juntas na exposição que o Masp abre hoje, são telas que servem de síntese a um novo recorte do acervo do museu, que estica a noção de romantismo. Se é consenso que Turner e Constable são nomes fortes dessa escola, impressionistas como Monet e Renoir, realistas como Courbet, e até contemporâneos, como León Ferrari, entram no balaio do romantismo expandido dos curadores.
São artistas, como os personagens das obras, que habitam uma fronteira entre um movimento e outro, o espírito de uma época contra a mudança que leva a outros rumos.
Nessa levada, Chaim Soutine e Paul Cézanne estão lado a lado, o primeiro com "A Grande Árvore" e o segundo com "O Grande Pinheiro", duas concepções da natureza que vão do momento fugaz à síntese absoluta das formas do mundo -em Cézanne, arquetípicas.
Noutro ponto de inflexão, Courbet é contraposto a Van Gogh. "Retrato de Zélie Courbet" traz uma jovem de delicadeza ferina, a face apoiada na mão, que serve de âncora à composição. A luz dura é um grito de crueza. Ao lado, "A Arlesiana", do holandês, é seu oposto: lirismo cromático e a placidez dos gestos. (SILAS MARTÍ)


ROMANTISMO

Quando: abertura hoje, às 19h30; de ter. a dom., das 11h às 18h; até 8/5
Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, tel. 3251-5644)
Quanto: R$ 15




Texto Anterior: Diretora "edita" peça ao vivo em "Corte Seco"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.