UOL


São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Índice

FOTOGRAFIA

Exposição de "A Revista" reúne imagens de momentos da trajetória do presidente e é aberta com concerto

Viaduto Santa Ifigênia vê o dia da posse

DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Dentre os mais de 200 jornalistas credenciados para a cobertura da posse de Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro último, em Brasília, pelo menos 17 fotógrafos não tinham os olhos voltados para a edição do dia seguinte. As 7.000 fotos registradas por essa equipe a pedido da publicação "A Revista" foram reduzidas a pouco menos de cem e ganham hoje o vão do viaduto Santa Ifigênia.
Marcando o lançamento da segunda edição especial de "A Revista" -a primeira, de dezembro de 2002, realizou uma retrospectiva da trajetória do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso- a exposição fotográfica "O Dia da Posse" reproduz parte do conteúdo da publicação, que teve tiragem de 15 mil exemplares e será vendida hoje no evento, com renda revertida para o Fome Zero.
Sob o comando do experiente fotógrafo húngaro-brasileiro Thomaz Farkas, a mostra reúne imagens tomadas naquele dia por nomes como Iatã Cannabrava, Salomon Cytrynowicz, Vidal Cavalcante, Ed Viggiani e outros.
Mas não só. "Por causa da colaboração de Hélio Campos Mello e Ricardo Kotscho, amigo antigo do presidente [e atual secretário de Imprensa e Comunicação do governo federal], conseguimos fotos pessoais que ainda não haviam sido publicadas", diz Mariana Garcia, 23, coordenadora de projetos do Grupo Takano, responsável por "A Revista".
Mais do que os desfiles oficiais, a subida da rampa do Palácio do Planalto e as outras inúmeras cerimônias protocolares daquele 1º de janeiro, "O Dia da Posse" procura mostrar o lado humano do acontecimento, que juntou uma multidão de 150 mil pessoas.
"O Lula, vindo de onde veio, conseguiu atingir um feito no mínimo admirável, mas, mesmo assim, mostrou durante todo o dia que não era uma pessoa tão inalcançável como os presidentes que o antecederam. É um homem que movimenta massas", diz Garcia.
Um concerto da Orquestra Sinfonia Cultura, ao meio-dia, em frente ao Mosteiro São Bento, abre oficialmente a exposição, que ocupará a parte inferior do viaduto Santa Ifigênia até o próximo domingo, com visitação livre. Regida por Lutero Rodrigues, a orquestra executará uma seleção de música popular brasileira.


O DIA DA POSSE. Exposição de fotografias de "A Revista" e apresentação da Sinfonia Cultura. Quando: hoje, às 12h. Onde: viaduto Santa Ifigênia, região central. Quanto: entrada franca. Patrocínio: Grupo Takano.


Texto Anterior: Arquitetura da colonização
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.