São Paulo, domingo, 25 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Dividido em quatro etapas classificatórias, em todas as regiões da cidade, festival culmina com gravação de CD

Cultura na Rua leva ao Brás talentos que emergem do hip hop

DIEGO ASSIS
DA REDAÇÃO

Ninguém mais duvida da força do movimento hip hop em São Paulo. Quase todo mês, com o apoio de associações culturais e do próprio poder constituído, as ruas da cidade têm sido tomadas por rappers, DJs, dançarinos e grafiteiros, devolvendo à população um conceito que parece esquecido na correria dos grandes centros e nos noticiários policiais: a noção de espaço público.
Hoje, não será diferente: a partir das 15h, o Brás é palco do lançamento da segunda edição do Projeto Cultura na Rua - Festival de Rap 2002, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura e coordenado pelo músico Clemente Nascimento, 39 (vocalista do veterano grupo de punk rock Inocentes). Na abertura do evento, participam os grupo Ponto de Tráfico, S.T.A. e Réus, respectivamente primeiro, segundo e terceiro colocados em 2001, além dos veteranos do RZO.
Com o objetivo de abrir espaço para grupos de rap iniciantes, o festival, que continuará com inscrições abertas até o dia 6 de setembro, será dividido em quatro etapas classificatórias, além da finalíssima, marcada para acontecer em 27 de outubro.
"Além de premiar os quatro primeiros colocados com a gravação de um CD [pela gravadora Atração", a idéia é ajudar as bandas a se autoproduzirem", afirma Nascimento, citando como exemplo a trajetória do Ponto de Tráfico, finalista do ano passado, que montou seu próprio estúdio após a participação no festival.

Norte, sul, leste, oeste
Outra preocupação da organização é com a distribuição dos shows, abrangendo as diferentes regiões da periferia de São Paulo. Dessa forma, a primeira eliminatória, que rola no dia 8 de setembro, será em São Miguel (região leste), com encerramento de Tribunais MCs.
A segunda etapa, no Mercado Pirituba (região oeste), terá participação de RZO e ocorre em 15 de setembro. No dia 21, o SNJ fecha a terceira etapa, na região norte, e, no dia 28, é a vez do grupo Z'África Brasil comandar a quarta eliminatória, na região sul.
Ainda que a parte competitiva do festival vá abranger apenas as apresentações de rap, Nascimento conta que são esperadas participações de representantes dos outros "elementos" do hip hop, como grafite, break dancers e DJs (no caso, o DJ Duda).
"O hip hop cresceu muito nos últimos anos. É hoje a linguagem mais digerível para os jovens da periferia", afirma.


PROJETO CULTURA NA RUA - FESTIVAL DE RAP 2002 - lançamento do evento e shows de Ponto de Tráfico, S.T.A., Réus e RZO. Quando: hoje, às 15h. Onde: r. Coronel Albino Bairão, 196, Brás, tel. 292-7711. Quanto: entrada franca.



Texto Anterior: Teatro em liquidação
Próximo Texto: Artes: "Emoção" compete com jogos eletrônicos da Paulista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.