São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 2008

Próximo Texto | Índice

Thiago Soares une balés clássico e moderno em espetáculo em SP

Carioca, do Royal Ballet de Londres, abre noite com colegas de outros países

Divulgação
O bailarino carioca Thiago Soares em "A Buenos Aires", uma das coreografias de hoje à noite

ADRIANA PAVLOVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Estrela do Royal Ballet de Londres e provavelmente o bailarino brasileiro mais bem-sucedido no exterior atualmente, Thiago Soares dança hoje em São Paulo. No espetáculo "Thiago Soares and Friends", no Teatro Municipal, o bailarino carioca se apresenta ao lado de colegas de diferentes companhias internacionais.
Soares abre a noite, composta por 11 pequenas coreografias, com sua "partner" mais constante na companhia inglesa, a argentina Marianela Nuñez, sua noiva. A peça escolhida -"Tchaikovsky Pas de Deux", de George Balanchine- anuncia um espetáculo feito de misturas de obras mais modernas com classicões do balé.
"Grande parte dos brasileiros ouve falar de mim, mas nunca me viu dançar, porque no Brasil só dancei no Balé do Teatro Municipal do Rio", diz Soares, que saiu da companhia carioca em 2002 para começar como figurante no Royal Ballet.
Soares explica o conceito da noite, que fecha a turnê no Brasil. "Quis ir além de uma noite de gala tradicional, com peças clássicas conhecidas. Há coreografias inéditas no Brasil e um grupo de solistas de diferentes companhias, que dão uma boa amostra do que está rolando pela dança no mundo", diz ele, que foi escalado para abrir a temporada do Royal Ballet, em outubro, dançando "O Lago dos Cisnes" com sua noiva.
Soares dança com Marianela o tango "A Buenos Aires", de Gustavo Mollajoli, e "Winter Dreams - Farewell Pas de Deux", de Kenneth MacMillan, coreógrafo símbolo do Royal Ballet. Ele faz trio com ela e David Makhateli, também da companhia inglesa, no pas de trois de "O Corsário". Ele apresenta ainda o solo inédito por aqui "Les Bourgeois", de Ben Van Cauwenbergh.
Do Royal Ballet há Laura Morera e Ricardo Cervera. Natalia Kremen é do English National Ballet. Já do Stuttgart Ballet há Alicia Amatriain e Jason Reilly. Entre as peças, há os pas de deux de "Coppélia" e "Giselle".

THIAGO SOARES AND FRIENDS
Quando: hoje, às 21h
Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, tel. 3397-0327)
Quanto: de R$ 60 a R$ 100
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos



Próximo Texto: Artes plásticas: Obras roubadas voltam a integrar mostra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.