São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / SALVADOR

ACM Neto lidera com 28%; três empatam em 2º lugar

Imbassahy (PSDB) cai seis pontos e prefeito João Henrique (PMDB) sobe quatro

Disputa por uma vaga no segundo turno se acirra com queda de ex-prefeito de 24% para 18% e subida de Pinheiro de 7% para 16%

BRENO COSTA
DA AGÊNCIA FOLHA

Pela primeira vez desde o início da campanha pela Prefeitura de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB), Antônio Imbassahy (PSDB) e Walter Pinheiro (PT) aparecem tecnicamente empatados na briga por uma vaga no segundo turno, revela pesquisa Datafolha.
Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) segue na liderança, com 28% das intenções de voto. Hilton Coelho (PSOL) subiu um ponto percentual em relação à última pesquisa e agora aparece com 3% das intenções de voto. Eleitores que declaram voto em branco, nulo ou que ainda estão indecisos somam 13% dos entrevistados.
A maior movimentação no cenário eleitoral desde a pesquisa Datafolha anterior, realizada nos dias 21 e 22 de agosto, foi a queda do ex-prefeito Imbassahy. Ele tinha 24% das intenções de voto e agora aparece com 18%. A rejeição ao tucano, que administrou a cidade por oito anos, também cresceu, passando de 21% para 29% em duas semanas.
Pela primeira vez, o atual prefeito, João Henrique Carneiro, aparece na segunda colocação, com 21% -crescimento de quatro pontos percentuais em relação à última pesquisa. A avaliação da gestão de João Henrique também está em alta -29% dos eleitores agora a avaliam como ótima ou boa, contra 16% em pesquisa realizada nos dias 23 e 24 de julho.
Segundo o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, está sendo determinante na performance de Imbassahy o fato de ele ter praticamente a metade do tempo de TV de João Henrique.
"A propaganda eleitoral influi bastante nesse momento em que os eleitores estão tomando contato com a eleição."
Apesar da subida de João Henrique, quem mais cresceu desde o início da campanha foi o candidato petista, segundo apontam as pesquisas Datafolha no período. Pinheiro aparecia com 7% das intenções de voto em consulta realizada no fim de julho. Agora, tem 16%.
"Ele tem uma curva mais constante de crescimento. É um candidato que está no páreo. Vai ser uma disputa acirrada pela segunda posição, para ver quem vai para o segundo turno, enquanto o ACM Neto mantém uma posição estável", disse Mauro Paulino.
A trajetória ascendente de Pinheiro acompanha índices elevados de aprovação ao governador Jaques Wagner (31%) e ao presidente Lula (63%), petistas que apóiam o candidato.
O Datafolha ouviu 879 eleitores entre quinta e sexta-feira em Salvador. A margem de erro da pesquisa, registrada no TRE sob o número 31396/ 2008, é de três pontos percentuais.


Texto Anterior: Evento 2: Candidatos de SP serão sabatinados a partir do dia 17
Próximo Texto: Richa consolida liderança com 71% dos votos; Gleise tem 15%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.