|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
IMPRENSA
Poder ler em qualquer lugar é vantagem apontada
80% dos leitores preferem versão impressa da Folha à eletrônica
DA REPORTAGEM LOCAL
Passados três anos da proliferação no país de serviços noticiosos
pela internet, o leitor da Folha
prefere o jornal impresso à sua
versão eletrônica.
Pesquisa da Datafolha com leitores da região metropolitana de
São Paulo mostra que, dos entrevistados habituados a consultar o
jornal tanto no papel quanto na
tela, 80% preferem a primeira opção. A leitura no computador é
considerada melhor por 17%, e
3% afirmam não ter preferência
entre as duas modalidades.
Foram ouvidos 354 leitores entre os dias 15 e 25 de julho. Nenhum dos entrevistados manifestou interesse em deixar de assinar
a Folha para acompanhá-la apenas pela internet.
Entre os que lêem as duas versões, 31% consideram que a
maior qualidade da impressa é
poder ser lida em qualquer lugar.
Outras vantagens: possibilidade
de visualizar o jornal todo (17%),
notícias mais aprofundadas
(17%), não perder tempo acessando a internet (10%) e leitura menos cansativa (7%).
Foram citadas como vantagens
da consulta on-line: notícias mais
atualizadas (42%), rapidez (10%),
possibilidade de pesquisar o conteúdo de edições anteriores (5%)
e de ler o jornal no trabalho (3%).
Metade (49%) dos entrevistados têm o hábito de acessar a internet. Desse grupo, 17% costumam ler a edição eletrônica da
Folha pelo Universo Online -fatia equivalente a 8% do total.
Ainda que esteja arraigado o hábito da leitura do jornal em papel,
48% costumam consultar sites
noticiosos ao longo do dia a fim
de se manterem atualizados.
Instados a citar espontaneamente quais endereços costumam visitar, os mais mencionados foram UOL (25%), Folha
Online (8%), Terra (8%), "Estado" (5%), iG (4%) e Globo.com
(3%). Questionados se costumam
acessar a FolhaOnline, 30% disseram que sim.
Informações de mercado
Um exemplo da preferência pela mídia tradicional são as tabelas
com informações sobre o mercado financeiro publicadas diariamente no caderno
Dinheiro.
Outra pesquisa do Datafolha, feita com leitores de São Paulo em
3 e 4 de julho, mostra que 44% costumam procurar esses dados
no jornal impresso. Só 3% declaram buscá-los no site da Folha.
Texto Anterior: Ciro é o candidato que mais viaja pelo país Próximo Texto: Audiência da Folha Online cresceu 97% Índice
|