São Paulo, sábado, 16 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LEVANTAMENTO

134 candidatos se declaram gays ou "aliados", diz ABGLT

CÍNTIA ACAYABA
JOSÉ EDUARDO RONDON

DA AGÊNCIA FOLHA

Levantamento divulgado pela ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) aponta que ao menos 134 candidatos nas eleições neste ano se declaram gays, lésbicas, travestis ou "aliados" do movimento GLS. No entanto, nenhum postulante ao cargo de prefeito afirmou ser gay. Todos os 27 gays, 19 travestis e transexuais e sete lésbicas são candidatos a vereador.
"Com certeza, há candidatos gays à prefeitura de alguma das mais de 5.000 cidades no país", diz o presidente da ABGLT, Toni Reis. "O problema é que há pesquisas que mostram que, se o eleitor souber que seu candidato é gay, desiste do voto."
Para ele, há homossexuais assumidos candidatos a vereadores porque o cargo não é "tão setorizado e personalizado como o de prefeito".
O candidato a vereador de Salvador Marcelo Cerqueira (PV), presidente afastado do Grupo Gay da Bahia, tem opinião similar. "O preconceito é ainda mais forte nos cargos do Executivo", diz.
Há registro de candidaturas favoráveis à causa gay em 22 Estados. São Paulo lidera o ranking com 21 candidatos, seguido da Bahia (15). O PT tem o maior número (48).


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Repasse Federal: Prefeitos da base candidatos à reeleição recebem mais recursos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.