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PROPAGANDA POLÍTICA
Horário eleitoral começa depois de amanhã e vai até 3 de outubro, em duas edições diárias
Campanha invade TVs e rádios na terça
CLÁUDIA CROITOR
DA REPORTAGEM LOCAL
Prepare-se: serão nada menos
que quatro horas e 20 minutos,
todos os dias, inteiramente dedicados a tentar conquistar o seu
voto. Programas de TV e de rádio
ficam menores, mudam de horário ou até saem do ar para dar espaço à propaganda eleitoral gratuita, que começa nesta terça-feira logo cedo, às 7h da manhã, e segue até 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno.
O horário eleitoral passa a ir ao
ar de segunda a sábado, em dois
blocos de cinquenta minutos cada
um. No rádio, das 7h às 7h50 e das
12h às 12h50; na TV, das 13h às
13h50 e das 20h30 às 21h20.
Às terças, quintas e sábados, os
seis presidenciáveis e os mais de
4.800 candidatos a deputado federal espalhados pelos Estados dividem os blocos de 50 minutos. Os
presidenciáveis ficam com a primeira metade de cada segmento.
Às segundas, quartas e sextas-feiras, é a vez dos candidatos a governador, deputado estadual ou
distrital e senador dividirem o
tempo. Apenas aos domingos não
haverá horário eleitoral.
Em terceiro lugar nas pesquisas
de intenção de voto, o presidenciável tucano José Serra é quem
mais vai aparecer na tela e no rádio até outubro. Ele terá 10min23s
em cada bloco de propaganda,
quase o dobro do primeiro colocado nas pesquisas, Luiz Inácio
Lula da Silva (PT), com 5min19s.
Em seguida, vêm Ciro Gomes
(PPS), com 4min17s, e Anthony
Garotinho (PSB), com 2min13s.
José Maria (PSTU) e Rui Pimenta
(PCO) terão 1min23 cada um.
Além das duas sessões de horário eleitoral, todos os dias -inclusive aos domingos- as emissoras veicularão 30 minutos de inserções gratuitas, das 8h à meia-noite. Serão comerciais, que podem ter de 30 segundos a um minuto, a serem exibidos nos intervalos da programação normal das
redes de televisão.
Ou seja: Lula, Ciro, Serra, Garotinho, Maluf, Alckmin, Genoino e
dezenas de outros candidatos a
presidente, governador, deputado e senador vão dar as caras, tentar conquistar seu voto, atacar adversários e outras coisas no meio
da novela, da "Sessão da Tarde",
do "Jornal Nacional" ou no intervalo do jogo.
Como no horário eleitoral, Serra será o candidato que mais vai
aparecer. Terá direito a 225 comerciais de 30 segundos em cada
emissora de TV -quase a mesma
quantidade a que teve direito, na
eleição de 1998, Fernando Henrique Cardoso, com 255.
Lula vai aparecer 115 vezes nos
intervalos de cada canal, Ciro terá
93 aparições, e Garotinho, 49. José
Maria e Rui Pimenta terão 31 inserções cada um. Isso sem contar
os comerciais dos candidatos a
governador, senador e deputado.
No final das contas, o eleitor terá o equivalente a mais de sete
dias inteiros só de propaganda
eleitoral. Parece muito, mas talvez
seja pouco tempo para ser dividido entre os quase 19 mil candidatos a algum cargo nessas eleições.
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