São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / RECIFE

Petista João da Costa sobe 15 pontos e assume liderança

Para diretor do Datafolha, resultado de pesquisa é reflexo direto do horário na TV

Em simulação de 2º turno, ocorreria empate técnico entre PT e DEM; os dois ganhariam de candidato do PSC com 53% das intenções

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A candidatura do petista João da Costa à Prefeitura de Recife disparou na preferência dos eleitores e atingiu 37% das intenções de voto, segundo a nova pesquisa Datafolha.
Costa assumiu a liderança da corrida sucessória e abriu uma vantagem de 11 pontos percentuais sobre o segundo colocado, o ex-governador Mendonça (DEM), que há um mês liderava o ranking na capital.
Segundo o levantamento, a intenção de voto no petista saltou de 22% para 37% em um mês, enquanto a dos seus principais concorrentes caiu.
Mendonça, que tinha 30% na pesquisa anterior, realizada no final de julho, tem agora 26%. Cadoca (PSC), que estava empatado com João da Costa, com 22%, perdeu nove pontos percentuais e chegou aos 13%.
A margem de erro do levantamento, encomendado em parceria pela Folha e a TV Globo, é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O Datafolha entrevistou 830 eleitores, com 16 anos ou mais, nos dias 21 e 22 de agosto. A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com o número 038/2008.
Para os demais candidatos, a situação se manteve estável. A intenção de voto no deputado federal Raul Henry (PMDB) oscilou de 7% para 5%. Katia Telles (PSTU), Roberto Numeriano (PCB) e Edilson Silva (PSOL) continuam com 1% cada um. Votos nulos e em branco somaram 7%, enquanto 9% não souberam responder.
O Datafolha apurou também a preferência do eleitor em três situações hipotéticas de segundo turno. O resultado mostra um empate técnico entre João da Costa e Mendonça, com pequena vantagem para o petista, que teria 46% das intenções de voto contra 44% do democrata.
Segundo a pesquisa, se o concorrente fosse Cadoca, João da Costa teria 53% contra 33%. Cadoca também perderia para Mendonça, por 53% a 28%. Para o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, o crescimento de João da Costa é reflexo direto do início do horário eleitoral.


Texto Anterior: Eleições 2008 / Curitiba: Em Curitiba, Richa seria reeleito com 71% dos votos, diz pesquisa
Próximo Texto: Eleições 2008 / Rio e Salvador: No Rio, Crivella cai após o começo do horário eleitoral
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.