UOL

São Paulo, domingo, 25 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT X PT

"Fiquei satisfeito em saber que Dirceu pensa exatamente como nós", afirmou Babá; Luciana Genro viu "sinceridade"

Radicais ironizam fala de Dirceu sobre juros

DA REPORTAGEM LOCAL

Os chamados parlamentares radicais do PT ironizaram ontem as críticas que o ministro José Dirceu (Casa Civil) fez à manutenção dos juros em 26,5% sem saber que seu discurso era transmitido ao vivo por um telão e que estava sendo ouvido por jornalistas.
Durante o primeiro dia do seminário organizado pelo PT sobre a reforma da Previdência, na sexta-feira, Dirceu foi flagrado por câmeras de TV falando que a manutenção dos juros "desestimulava" a atividade econômica: "Um governo que faz um superávit de 4,25% [do PIB] e mantém uma taxa de juros em 26,5%, e que está obrigado às restrições a que nós estamos [obrigados], evidentemente está desestimulando e segurando a atividade econômica", disse Dirceu em São Paulo.
Ontem, a "gafe" de Dirceu foi um prato cheio para os parlamentares radicais que acompanhavam o segundo dia do seminário. Ameaçados de expulsão, Luciana Genro (RS) e João Batista de Araújo, o Babá, (PA) disseram ter ficado "satisfeitos" em saber que Dirceu pensa como eles.
Na avaliação de muitos petistas, o ministro é o principal articulador nos bastidores das ações punitivas contra os rebeldes. "Fiquei satisfeito em saber que Dirceu pensa exatamente como nós", afirmou Babá. O deputado disse ainda que não podia esconder um certo grau de "contentamento" com as declarações de Dirceu. Para a deputada Luciana Genro (RS), Dirceu foi "sincero" ao criticar as altas taxas de juros, mas também provocou o ministro.
"Foi um ataque de sinceridade. Isso mostra que alguns podem fazer críticas e outros não." Luciana disse que não ficou surpresa com as declarações do homem forte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: "Todo mundo pensa isso. Só faltava ele dizer publicamente".
A senadora Heloísa Helena foi econômica ao comentar as declarações do ministro. Apenas disse: "Ele falou aquilo e ninguém vai pedir que vá para a Comissão de Ética do partido". Para a senadora, as declarações de Dirceu mostram que o ministro adota posturas diferentes de acordo com a platéia que o assiste.
Luciana Genro foi além e disse que, se Dirceu também é crítico da política econômica do governo, poderia influenciar em favor de mudança. "Ele tem muito poder para influir", afirmou.
Ontem, no seminário, os palestrantes brincavam com Dirceu. Chegaram a dizer no microfone que a palestra estava sendo transmitida ao vivo por um telão onde estavam os jornalistas. Participaram ontem do seminário os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP) e José Pimentel (PT-MG) e a professora Eli Lôla Gurgel Andrade.


Texto Anterior: biblioteca Folha: Folha vai lançar 30 romances do séc. 20
Próximo Texto: Babá sugere que Marta poderá ser "expulsa" pelo voto
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.