São Paulo, quarta-feira, 26 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciro deve lançar chapa própria em SP

PATRICIA ZORZAN
DA REPORTAGEM LOCAL

A Frente Trabalhista que apóia a candidatura de Ciro Gomes (PPS) à Presidência praticamente desistiu ontem de uma aliança com o ex-prefeito Paulo Maluf (PPB) e já trabalha para o lançamento de uma chapa própria na disputa pelo governo paulista.
Em reunião na casa do presidente do PTB, deputado José Carlos Martinez, em Brasília, foram propostos os nomes da ex-primeira-dama de São Paulo Ika Fleury (PTB) como candidata ao governo e do deputado federal Rubens Furlan (PPS) como vice.
Ciro, que participou do encontro, telefonou aos dois ainda ontem, comunicando-os sobre a decisão. Ambos deverão se manifestar oficialmente sobre o convite hoje. Na cúpula do PTB, entretanto, as duas candidaturas já são dadas como certas.
A chapa da frente no Estado seria composta ainda pelo presidente estadual do PDT, deputado José Roberto Batocchio, disputando o Senado, e pelo deputado Luiz Antonio Fleury Filho (PTB), marido de Ika, concorrendo à reeleição.
A possibilidade de aliança com Maluf foi praticamente descartada depois que o ex-prefeito demonstrou resistência em declarar apoio público a Ciro e após pesquisa encomendada pelo PTB ter revelado que o ex-ministro ganharia, mas também perderia votos caso se aliasse ao pepebista.
Na avaliação dos malufistas, o ex-prefeito também poderia perder eleitores de outros presidenciáveis se apoiasse publicamente um deles na disputa.
O levantamento sobre o desgaste da possível união preocupou o PTB, principal defensor da coligação com Maluf. Segundo petebistas, os transtornos envolvendo a aliança poderiam prejudicar o que vem sendo considerado o melhor momento da candidatura da frente. Pesquisas de intenção de voto divulgadas anteontem indicaram a subida de Ciro após sua aparição nos programas partidários de televisão do PDT e do PTB.
Contra Maluf pesou ainda a oposição de deputados da bancada paulista do PPS e do PDT, mas, principalmente, a do secretário-geral do PTB no Estado, deputado Campos Machado.


Colaborou ROGÉRIO GENTILE, do Painel


Texto Anterior: Rumo às Eleições: Freire apóia Jarbas e pode tirar palanque de Ciro em PE
Próximo Texto: Ciro sobe 7 pontos em pesquisa Vox Populi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.