|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Mulheres dão liderança ao tucano
ROGÉRIO GENTILE
EDITOR-ADJUNTO DE BRASIL
Se dependesse apenas do eleitorado feminino, Serra teria uma situação muito mais folgada na disputa paulistana. Entre as mulheres, o ex-ministro atinge 33% das
intenções de voto contra 23% das
de Maluf e 17% das de Marta.
Considerando apenas os homens, porém, a situação é de tríplice empate técnico. Serra tem
27% das preferências, contra 25%
de Maluf e 24% de Marta.
A simpatia das mulheres por
Serra cresceu no último mês. Na
pesquisa anterior, o tucano tinha
sete pontos percentuais a menos
no eleitorado feminino.
Nesse interregno, o ex-ministro
estrelou, ao lado do governador
Geraldo Alckmin, o programa de
TV do PSDB. Apresentado como
um paulistano da Mooca "que jamais perdeu a humildade", Serra
surgiu na tela com um agasalho
amarrado ao pescoço e pose de
homem experiente e preparado.
Até nas críticas, optou pela sutileza, cutucando a prefeita Marta
sem citar o seu nome: "Quem
conduz os destinos da nossa cidade precisa ser uma espécie de gerente, que defenda a cidade e que
tenha orgulho dela. Mas que jamais seja uma pessoa orgulhosa,
prepotente com os outros".
O discurso do tucano, segundo
a pesquisa, tem agradado também aos mais escolarizados, embora o ex-ministro tenha perdido
um pouco do seu apelo entre os
de melhor renda familiar (acima
de 10 salários mínimos).
Pelo Datafolha, Serra passou de
36% para 45% na preferência dos
eleitores de nível superior de escolaridade, seu melhor índice em
toda a pesquisa. Mas oscilou quatro pontos percentuais negativos
entre os que ganham mais de 10
salários mínimos, situação que
não o impediu de continuar a liderar sozinho nessa faixa.
Se Serra cresceu entre as mulheres e os mais escolarizados, Marta
conseguiu melhorar sua popularidade entre os homens. Na pesquisa anterior, a prefeita paulistana tinha 19% no eleitorado masculino contra os 24% de agora.
Com base num roteiro extenso
de inaugurações, projetos e inserções publicitárias, Marta tem se
dedicado a uma campanha de recuperação de sua imagem.
Sua principal arma nas últimas
semanas foi o chamado bilhete
único, que permite baldeações livres por até duas horas nos ônibus municipais pelo preço de
uma única passagem.
Segundo a Fundação Seade, em
2003, 55,1% das mulheres em idade ativa (acima de dez anos) faziam parte da PEA (População
Economicamente Ativa) da região metropolitana de São Paulo.
Entre os homens, 73% estariam
no mercado de trabalho. Ou seja:
é possível que eles tenham sido
mais diretamente beneficiados
pelo bilhete do que elas.
Do lado do ex-prefeito chama
atenção o fato de o candidato do
PP ter oscilado positivamente na
pesquisa, a despeito da divulgação na mídia impressa e televisiva
de uma série de acusações de desvio de verbas e remessa irregular
de recursos para o exterior.
Nos últimos dias, além de negar
as acusações e repetir ser vítima
de um complô político, o ex-prefeito utilizou-se do programa de
TV do seu PP para se "vacinar"
contra as acusações, no jargão do
marketing político. Maluf procurou bater na tecla de que sempre
foi um homem rico, beneficiário
de uma grande herança familiar.
Texto Anterior: Serra lidera com 30%; Maluf vai a 24%, e Marta tem 20% Próximo Texto: Metodologia: Veja como foi feita a pesquisa na cidade de SP Índice
|