Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Carreiras e Empregos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Saldo positivo

Consultores avaliam cinco softwares para gestão financeira e mostram os erros e os acertos de cada um

REINALDO CHAVES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Até um ano atrás, microempresas que não tinham recursos para comprar softwares avançados de gestão tinham à disposição basicamente planilhas de Excel para organizar as finanças. Hoje, há uma boa oferta de serviços virtuais acessíveis, em alguns casos gratuitos, para essa tarefa.

A pedido da Folha, especialistas em empreendedorismo e consultores testaram cinco programas no mercado: ZeroPaper, ContaAzul, Bling, Nibo e GestãoJá/Betalabs.

Os resultados mostraram que essas ferramentas de fato agilizam processos como controle de fluxo de caixa e emissão de NFe (nota fiscal eletrônica). Mas algumas possuem falhas como ausência de controle de estoque, geração insuficiente de relatórios ou inadequação para certos tipos de companhias, como pequenas lojas virtuais.

Foram testados programas conhecidos como SIG (sistema integrado de gestão) que funcionam com "cloud computing" (computação em nuvem). Ou seja, o serviço roda diretamente na internet, sem a necessidade de instalação.

Entre os benefícios desses sistemas estão o custo menor de contratação (há desde opções gratuitas até pacotes de uso por R$ 500 ao mês) e a possibilidade de usá-los em qualquer computador conectado à internet.

Fabio Zausner, 29, diretor-financeiro da ONG de "crowdfunding" (financiamento coletivo) Juntos.com.vc, começou a usar uma dessas ferramentas há quatro meses.

Sua companhia tem 16 funcionários, entre contratados e voluntários, e já captou cerca de R$ 100 mil para projetos. Antes, os controles financeiros eram feitos com uso de extensas planilhas do Excel, diz Zausner.

Hoje, operações como análise de fluxo de caixa, pagamento de impostos e controle de férias e de faltas dos funcionários são feitas automaticamente.

"Eu trabalhava no mercado financeiro, então sabia usar planilhas para controle. O grande problema é que elas são muito lentas e pesadas. Hoje, está quase tudo automatizado, então tenho muito mais tempo para planejar a empresa."

Veja quais cuidados tomar ao escolher um software de gestão folha.com/no1268927


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página