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Empresas se aproximam de morros pacificados
Agência do Rio abriu escritório em favela
A agência de publicidade NBS decidiu abrir uma unidade na favela Santa Marta (zona sul do Rio) para melhorar o modo como grandes empresas como O Boticário e Coca-Cola se relacionam com os moradores, usando atividades culturais e profissionalizantes.
"Uma marca forte não deve só discursar: tem de transformar a vida das pessoas", afirma Aline Pimenta, 37, diretora do projeto, chamado Rio+Rio.
A iniciativa inclui o escritório nessa comunidade, que em 2008 recebeu a primeira UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), e também ações no morro da Providência (centro).
Segundo o IBGE, em números de 2010, as 33 comunidades pacificadas do Rio têm cerca de 660 mil moradores.
Após um estudo sobre os hábitos de consumo da população, a agência começou a fazer reuniões com moradores para traçar ações.
Ficou definido que os próprios residentes podem escolher quais atividades as marcas vão realizar.
O Boticário, por exemplo, promove um baile de debutantes no morro da Providência com serviços de beleza para adolescentes e também dá orientações de carreira. A Coca-Cola oferece cursos de capacitação de jovens.
Segundo Pimenta, empresas têm a intenção de abrir pontos de venda locais oficiais, mas com formatos alternativos, de acordo com a necessidade dos moradores.
"A intenção é desenhar um modelo, que pode até ser estimular empreendedores locais para serem parceiros", diz. (reinaldo chaves)