São Paulo, segunda-feira, 07 de julho de 2008

Texto Anterior | Índice

FÍSICA

Teoria de Einstein ganha nova confirmação, mais precisa

DA REDAÇÃO

A observação de um par de pulsares -estrelas mortas que emitem um pulso periódico de ondas de rádio- trouxe uma das confirmações mais precisas até hoje da teoria da relatividade geral. Em estudo na revista "Science", cientistas do Observatório Nacional de Radioastronomia dos EUA relatam como o sistema pulsar binário PSR J0737/3039A/B demonstra com precisão uma previsão feita com base no trabalho de Einstein.
A relatividade previa que dois corpos maciços orbitando um ao outro numa distância muito próxima teriam anomalias de rotação. O puxão gravitacional de um pulsar faria o giro do outro oscilar e ficar mais lento. É o que ocorreu com os pulsares descritos na "Science". Como o plano de rotação deles está alinhado na direção da Terra, foi possível medir o fenômeno com precisão inédita.

Texto Anterior: Grupo revê biologia do mal da vaca louca