São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nasa diz que asteroide acusado de matar dinossauros é inocente

Bólido 'suspeito' não alcançaria Terra a tempo de causar extinção

CLAUDIA IZUMI
DE SÃO PAULO

A Nasa acaba de comprovar que o principal suspeito de ter acabado com os dinossauros -um gigantesco fragmento do asteroide Baptistina- na verdade não teve nada a ver com a história.
Dados do telescópio espacial Wise, que faz observações de infravermelho, trouxeram medições precisas sobre o tamanho, a temperatura e a composição do bólido.
Com as novas informações, os cientistas da agência espacial americana puderam comprovar que um gigantesco asteroide da família Baptistina, que em 2007 ganhou fama pela extinção em massa dos bichos, não poderia ter alcançado a Terra a tempo de matar os dinossauros.

A TEORIA
Há várias evidências, como uma gigantesca cratera no golfo do México, indicando que a queda de um asteroide foi a responsável pelo fim dos dinosauros.
Em 2007, uma das teorias se popularizou.
Segundo ela, um objeto enorme teria se chocado com um asteroide de proporções igualmente gigantescas -conhecido como Baptistina- no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.
Essa batida teria formado uma série de fragmentos. Alguns deles com o tamanho de montanhas, que vagaram livremente no espaço.
O choque teria acontecido há 160 milhões de anos. Tempo suficiente para que a gigantesca e lenta montanha rochosa se deslocasse dos confins de seu cinturão até o quintal dos dinossauros.
O estudo da Nasa, porém, mostra que o choque foi bem mais recente. "Apenas" 80 milhões de anos atrás.
"Isso não teria dado muito tempo para que os fragmentos chegassem à Terra 65 milhões de anos atrás", disse Amy Mainzer, da Nasa, que é coautora do estudo.
Em 2010, astrônomos do Rio já haviam defendido o asteroide, mas a absolvição oficial só veio agora, com a comprovação da Nasa e de seu telescópio espacial, que faz medições mais precisas.



Texto Anterior: Substância de tubarão detém hepatite B
Próximo Texto: O caso espacial
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.