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'Vaquinha virtual' ajuda a financiar pesquisas na web

Sites abrigam apelos de cientistas ao público em geral, que pode contribuir para os estudos de seu interesse

Estratégias usadas para conquistar doadores vão de vídeo engraçado a batismo de espécie com nome de quem ajuda

GIULIANA MIRANDA
DE SÃO PAULO

Em tempos de verbas de pesquisa cada vez mais magras, cientistas estão apelando para uma espécie de "vaquinha" virtual -o "crowd-funding", em que usuários contribuem com pequenas parcelas para financiar um projeto- para dar continuidade a seus experimentos.

O movimento ganhou força há cerca de dois meses, com o lançamento do Petridish (www.petridish.org), uma plataforma específica para financiar ciência.

Com ar descolado e fácil de usar, o site já atraiu dezenas de pesquisadores.

O Petridish -ou placa de Petri, instrumento comum nos laboratórios- é voltado só para ciência, mas há outros para tecnologia e inovação, além dos mais gerais.

Depois do cadastro, cria-se uma página com a descrição do projeto, a metodologia de pesquisa, os objetivos e, claro, o valor pretendido.

Os pedidos de financiamento são ecléticos, assim como a experiência acadêmica dos cientistas.

Tem gente pedindo dinheiro para descobrir por que as zebras têm listras, querendo encontrar uma lua fora do Sistema Solar e até tentando aprender a linguagem dos bonobos, promíscuos primatas primos dos chimpanzés.

Cada projeto costuma ter as chamadas recompensas: brindes em troca da doação. Quanto maior o valor, melhor a recompensa.

As estratégias para convencer o internauta são muitas: vídeos, brindes e até menções nas publicações. Dependendo da doação, dá até para batizar uma espécie.

Em alguns sites o projeto passa por uma curadoria, que verifica as referências dos cientistas. Porém, como isso não é regra, vale conferir as referências e publicações dos pesquisadores antes de doar.

As campanhas em geral têm 45 dias. Se o total for alcançado, as doações são cobradas no último dia, e o valor é creditado na conta dos responsáveis. Há uma taxa de comissão sobre esse valor.

Se a campanha não der certo, o dinheiro não é cobrado dos participantes. E os organizadores, muitas vezes, precisam pagar uma taxa de uso ao site escolhido.

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