Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica Restaurante

Bodega leva até subsolo dos Jardins

Com árvores e ar rústico que remete à Toscana, pratos são inspirados na Europa mediterrânea

JOSIMAR MELO CRÍTICO DA FOLHA

A entrada do Bodega Franca não revela o que está por vir a quem entra lá. As mesinhas no terraço são apenas uma pequena amostra do espaço -um misto de loja de vinhos e restaurante.

No térreo, no caminho de quem entra, ficam expostos os vinhos. Mas, descendo as escadas, há um espaço bem maior, onde um balcão de bar antecede um salão pitoresco.

Com algumas árvores no meio e uma grande cobertura que deixa entrever o céu, sobre um piso de cimento queimado e um ar rústico que remete à Toscana, o restaurante serve pratos inspirados na Europa mediterrânea.

Eles lembram o estabelecimento do qual o proprietário foi sócio, o Bistrô da Casa do Porto, da importadora de vinhos no mesmo bairro.

Ao se desligar de lá, o mineiro Rodrigo Santos Gomes, 42, uniu-se ao administrador de empresas André Castro, 34, abrindo em setembro último o Bodega. Para a cozinha veio a chef Thais Bulgarelli, 25, que há seis anos vinha trabalhando com Rodrigo no Casa do Porto.

O novo cardápio dá continuidade ao antigo restaurante, com novidades. Há um louvável apuro no acabamento dos pratos, embora uma certa certa ânsia de sofisticação que, às vezes, atrapalha. Vide os excessos no emprego do azeite trufado, frequentemente agressivo ao paladar.

A carne crua à albese (picada, aromatizada com alho e limão-siciliano) e o gostoso aligot caprino (de textura cremosa e sabor acentuado do queijo de cabra), por exemplo, são incomodados pelo duro e artificial azeite.

Não são muitos pratos no cardápio, mas, em geral, são gratificantes. O gosto de trufas também se intromete nos pierogi (pastel de massa folhada recheado com lagosta). Mas não no "risoto de paella" (feito com açafrão e frutos do mar) ou no peixe do dia ao salmoriglio (molho de alho e limão) com risoto de abobrinha e tomate-cereja.

O menu traz ainda um confit de pato com molho de laranja kinkan e escondidinho de legumes com crocante de castanhas; uma boa opção de carne bovina (noix tipo kobe, bife de chorizo ou fraldinha) acompanhada de batata rústica com molho de shiitake e alho negro; e uma vistosa picanha de cordeiro com crosta de menta acompanhada de batata gratin com berinjela e queijo de cabra.

Nas sobremesas, ao lado do hit do público (petit gâteau de Nutella com sorvete de Bailey's), é mais interessante a versão local do tiramisù (cookies de café com sorvete de mascarpone e espuma de chocolate).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página