UOL


São Paulo, domingo, 04 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PADRÃO

Iniciativas orientam sobre as características e a conformidade de materiais

FREE-LANCE PARA A FOLHA

As dores de cabeça com a qualidade e a conformidade de materiais de construção podem estar com os dias contados, graças a duas iniciativas que tiveram o pontapé inicial em abril.
Uma medida que interessa diretamente aos consumidores é a de que as lojas vendam apenas itens que estejam em conformidade com as normas técnicas.
Essa é a resolução que norteia o convênio entre a Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), o Siamfesp (Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não-Ferrosos no Estado de São Paulo) e a Asfamas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais e Equipamentos para Saneamento). A intenção é dar a partida nas verificações no segundo semestre.
Do lado dos arquitetos e engenheiros, um projeto da Asbea (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) facilitará a especificação de produtos.
Em duas semanas estarão disponíveis na internet fichas com características técnicas de diferentes itens, padronizadas e verificadas pelo CTE (Centro de Tecnologia de Edificações).
Além dos atributos de cada produto, as fichas também trarão as normas reguladoras que podem ser aplicadas a ele e informações sobre testes, ensaios e aprovações técnicas dos itens.
O serviço é gratuito e não será centralizado em um site. Os interessados poderão obter as informações procurando na internet o endereço das empresas que participam do projeto ou buscando os produtos na rede de acordo com suas categorias. (BRUNA MARTINS FONTES)


Texto Anterior: Panorâmica - Ambiente: Nova lei proíbe obra em área contaminada
Próximo Texto: Sua reforma: Poço artesiano atinge o fundo do bolso, mas caseiro é acessível
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.