São Paulo, domingo, 13 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escolha da esquadria tem como referência o ambiente

DA REPORTAGEM LOCAL

A tipologia de janela mais utilizada é a de três planos de correr, em que duas venezianas e um vidro se revezam na proteção contra o exterior.
Apesar da sua boa resistência, a capacidade de vedação é limitada por haver um vão para que os planos se movimentem.
Não tão novo no mercado, o modelo com persianas integradas tem aumentado o número de adeptos com a popularização de preços. Sua diferença está na sobreposição da persiana pelo lado exterior -ela pode ser aberta completamente.
"É usada principalmente em dormitórios por aumentar a luminosidade, além de melhorar o isolamento térmico", aponta Dárcio Gadioli, engenheiro da IGE Esquadrias.
Em ambientes de estadia prolongada, como sala e quartos, janelas que aumentam a vedação são interessantes por isolar o ruído externo e melhorar o conforto térmico.
Segundo os engenheiros consultados, as janelas de abrir costumam trazer resultados superiores nesse quesito.
Modelos basculantes têm como ponto forte a circulação de ar, por isso são recomendados para áreas de serviço, banheiros e cozinhas.
Alguns modelos possuem persianas instaladas entre os vidros. Além de reduzirem a entrada de luz, evitam o incômodo da limpeza de palhetas.
Para cada tipologia há produtos com isolamento acústico, vidros duplos, triplos e quádruplos, perfil arredondado.
Outra opção é a de automatização, uma boa alternativa para janelas muito pesadas. Persianas integradas, por exemplo, podem ser automatizadas.
Os moradores de apartamentos podem hesitar em trocar suas janelas por modelos especiais por conta das regras de condomínio que não permitem alterações de fachadas.
Nesses casos, há janelas especiais de sobreposição, colocadas dentro do imóvel e que adicionam qualidades como isolamento termoacústico sem ter de trocar toda a esquadria.


Texto Anterior: Saiba onde encontrar
Próximo Texto: área verde: Plantas tropicais aquecem casa no inverno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.