São Paulo, domingo, 14 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MATERIAIS

Modelos também oferecem economia de espaço, mas não de preço

Portas articuladas ou de correr são as alternativas

Fernando Moraes/Folha Imagem
A porta articulada economiza um bom espaço do home-office


FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os donos de saldos bancários mais generosos encontram nas lojas duas opções que economizam espaço e driblam o gosto duvidoso das portas de PVC. São elas as de correr e as articuladas.
"Tudo depende do local onde a porta vai ser instalada, já que não é em todo lugar que há recuo suficiente para a de correr", pondera a decoradora Elisabete Rodrigues. Ela comenta, entretanto, que em seus 26 anos de carreira nunca precisou optar pela sanfonada.
Se não houver outro jeito, recomenda colocá-la sempre num ambiente secundário, como na despensa, no closet ou no banheiro. Já a camarão poderia ser instalada na divisão de espaços mais nobres, como o dos dormitórios.
Para a decoradora Bety Neumann, a criatividade ajuda. "Às vezes, uma cortina de bambu deixa o ambiente bem mais bonito." Outra saída é o uso de um tecido leve e translúcido. "Nos EUA, as pessoas usam portas de enrolar, como as de garagem, que são baratas e dão um tom moderno e despojado à decoração", afirma.
Mas a decoradora Yvonne Molina, 45, adverte para a qualidade dos materiais utilizados em qualquer modelo. "Se as roldanas [da de correr] não forem de boa qualidade, logo emperram, como qualquer uma de PVC."

Contra-ataque
Fabricantes e lojistas consultados pela Folha contestam a fragilidade das portas sanfonadas e do tipo camarão. "Dependendo do uso, duram tanto quanto uma porta convencional e quase não requerem manutenção", afirma Paulo Roberto Pacheco, proprietário da Portspaço, empresa que fabrica e vende portas articuladas.
Para o diretor comercial da BCF Plásticos, Fábio Basili, as sanfonadas de PVC "podem ser eternas, já que o material é indestrutível".
Outra dificuldade, lembra Bety Neumann, é a baixa durabilidade das portas sanfonadas. "O abre-e-fecha funciona bem por pouco tempo", alerta. "O vão até o piso torna a vedação precária", completa a arquiteta Graciela Piñero.
"Ainda não inventaram nada como uma porta sanfonada para locais muito apertados, mas, ao mesmo tempo, o modelo é ruim porque quando aberta ocupa de 12 a 15 centímetros do vão de passagem", afirma a decoradora Suzana Mota. O mesmo problema acontece com a porta camarão.

Soluções
Mas há remédio para tudo. O problema da secretária-executiva Clara Cristina Ribeiro, 33, era a abertura da geladeira, que atravancava a porta da cozinha. "A porta articulada tem o preço mais salgado, mas ficou bonita e resolveu a questão de espaço."
O mesmo acontecia nos dormitórios e banheiro do apartamento da secretária Silvia Maria de Azevedo Canero, 38. "Se meu marido estivesse usando a sapateira, que ficava atrás da porta, ninguém entrava no meu quarto. No banheiro, que é ridiculamente pequeno, a gaveta do gabinete só abria com a porta [do cômodo] fechada."
O engenheiro Renato Acurzio, 65, escolheu há dois meses uma porta camarão para dividir a sala do quarto e outra para fechar a cozinha. "São muito mais bonitas que a sanfonada que havia na cozinha e a melhor opção que encontrei." (NATHALIA BARBOZA)


Texto Anterior: Materiais: Decoradores fecham as portas para o PVC
Próximo Texto: Panorâmica - Educação: Escola cria biblioteca de marcenaria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.