UOL


São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para uns, a festa fica mais animada com a utilização de cores vibrantes; outros optam pelo charme dos tons pastel

Decoradores combatem ditadura do branco

Fernando Moraes/Folha Imagem
COLORIDO A mesa criada por Brunete Fraccaroli teve como objetivo fugir do branco; os sousplats e os pratos são de cores distintas, mas sempre em tons pastel, uma tendência para 2004

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Não passe o Ano Novo em branco. Pelo menos no que diz respeito à decoração da sala de estar, profissionais de decoração sugerem cores mais vibrantes para levantar o astral durante a festa.
A idéia principal é criar um ambiente diferente do usual, utilizando revestimentos removíveis e peças decorativas. Se a intenção é ser mais radical, dá tempo de pintar uma das paredes do living.
Acabar com a ditadura do branco em uma sala de 20 m2 foi a missão da designer de interiores Simone Abdul Nour. Para atender ao pedido dos clientes, que receberão um casal de amigos na noite do Ano Novo, ele optou por cobrir uma parede com textura verde. A cor, segundo ela, simboliza a prosperidade.
A decoração da mesa seguiu a mesma linha. Além de utilizar dois caminhos-de-mesa de seda de xantungue verdes, a cor também foi usada nos copos.
A arquiteta e decoradora Brunete Fraccaroli indica o uso de tons pastel: "O ideal é escolher uma ou duas cores, como lilás e rosa, rosa e azul-turquesa, amarelo e branco". Essas cores podem estar nas capas de pufes, em cubos de acrílico, nas flores e até nos papéis de balas ou doces colocados em potes de vidro.
Para a decoradora Maria Célia Cury, não importa a cor. "Eu acho que a pessoa tem de pegar uma que traga energia boa. Pode ser dourado, prateado ou uma cor comum que produza um clima legal. Como o vermelho, que no feng shui é a cor do dinheiro."

Mesa
A louça é um item a ser considerado na comemoração. Fraccaroli combina sousplats (suportes para pratos) e pratos com cores diferentes. Baldes de champanhe em vidro ou aço inox, copos coloridos e cristais também são algumas sugestões da arquiteta.
Nour decorou a mesa do apartamento para o Réveillon em duas cores. Além do verde, usou elementos em prata: "É a cor da prosperidade". Vidro e cristal também foram usados na decoração da mesa. "Em um espaço pequeno, vidro dá leveza", diz.
Flores naturais e exóticas são algumas sugestões para decorar não só a mesa principal como bufês e mesas de apoio. Plantas, como o plomele, colocado em um cubo de vidro por Nour, também podem levantar um canto da sala.
A decoradora Marina Teixeira sugere que o serviço seja à americana, em que cada convidado se acomoda e come onde quiser.
Maria Célia Cury recomenda a colocação de lentilhas ou sementes de romã em taças de champanhe, itens obrigatórios em festas de Réveillon. Potes e vasos de vidro com formas arrojadas contendo flores, grãos, sal grosso ou vazios também emprestam um toque especial à decoração.
(ISABELLE SOMMA)


Texto Anterior: Réveillon: Mude a casa como quem troca de roupa
Próximo Texto: Panorâmica - Liquidação1: Loja "queima" peças brancas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.