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CASA COR
A convite da Folha, usuários em potencial apontam erros e acertos nos ambientes criados para a mostra
Beleza x utilidade
NATHALIA BARBOZA
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Poucos contestam a beleza dos
ambientes na atual edição da Casa
Cor (aberta até o dia 9, em um
casarão no Pacaembu, zona oeste
de São Paulo). Mas seriam eles
úteis para potenciais usuários?
Para responder a essa pergunta,
a Folha convidou um enólogo,
um restaurateur, um artista plástico, além da colunista Barbara
Gancia, para visitar, respectivamente, uma adega, uma cozinha,
um ateliê e uma sala de TV.
Houve acertos. O dono do restaurante La Vecchia Cucina, Sérgio Arno, afirma que contrataria
a decoradora Isabella Giobbi.
"Seu ambiente tem bom senso e
criatividade e é habitável, gostoso
de ficar", diz ele, sobre a "cozinha
experimental do gourmet".
Para Arno, a área menor (considerada o local para as criações) é
mais eficiente para cozinhar, já
que o cooktop (fogão sem chamas) do ambiente ao lado é pequeno. "Cozinha tem que ter um
bom fogão e uma pia funda."
Mas a cozinha maior é onde o
gourmet trabalha mais livremente. "Espaço, que é fundamental,
não falta." Arno elogiou ainda a
praticidade do aço inox para limpeza e a transparência do vidro
que fecha os armários de mantimentos. Aprovou também o imponente módulo desenhado pelo estúdio Pininfarina.
Ressalvas
Para dar um toque pessoal ao
espaço, Arno diz que faltam objetos antigos nas paredes, paneleiros e bancos para convidados. "Já
a lousa da coluna central é chique
e resolve o problema de bilhetes e
listas de compras. Odeio papeizinhos e ímãs de geladeira." A crítica negativa fica por conta do
enorme lustre de cristal no centro
do ambiente. "Inlimpável", diz.
E ressalvas não faltaram na
visita que o artista plástico Guto
Lacaz fez aos ambientes desen-
volvidos para seus colegas de profissão. "Recuso-me a comentá-los. Vivo em outro mundo."
O tom mudou quando ele
conheceu o spa com piscina, obra
do paisagista Gilberto Elkis. "Gosto da geometria, do piso, da relação entre as águas da piscina e da
hidro, além do ritmo da vegetação. É um lugar onde fico harmonizado e posso pensar. Vi a espreguiçadeira e já comecei a imaginar como poderia recriá-la."
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