UOL


São Paulo, domingo, 27 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSONALIZADO

Mudanças na planta ajudam a economizar

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Não são só cores e objetos de decoração que deixam a casa com a "cara" do dono. Paredes a mais ou a menos podem fazer da moradia um lugar único.
Por exigência da clientela, a divisão dentro dos apartamentos vem sendo cada vez mais flexibilizada pelas construtoras, o que dá espaço à personalização.
A Gafisa voltou toda a atenção a essa procura e criou um programa sob medida, para apartamentos sob medida. "Pelo Personal Line, cada um divide o espaço interno como quer", conta Lorena Vergara Bravo, 31, coordenadora de relacionamento com clientes.
Há cerca de 40 opções de plantas. "E, se o cliente tiver outra idéia que seja viável, também fazemos a modificação", diz.
Às vezes nem precisa tanto, e só uma parede a menos faz toda diferença, como no caso do apartamento da analista de sistemas Raquel Alves Corrêa Tavares, 27.
"Não precisávamos do banheiro de empregada, e, por outro lado, na área de serviço, não cabia nem a máquina de lavar roupas. Conversamos na construtora, deu tempo de eliminar a parede e redirecionar a tubulação sem que houvesse custo adicional", conta.

Limitações
De acordo com as construtoras, não são todas as divisões que podem ser retiradas, devido aos impedimentos estruturais, hidráulicos e elétricos.
"É preciso levar em conta o procedimento construtivo. Apartamentos menores são feitos em alvenaria estrutural, e, nesse caso, as paredes passam a sustentar o prédio. Assim, não são todas as que podem ser removidas. Já os imóveis maiores são feitos em alvenaria convencional, com pilares e vigas, o que traz maior flexibilidade", conta Cláudio Miotto, 40, gerente de desenvolvimento e projetos da construtora Rossi.
Pontos de luz e instalações hidráulicas são outros itens que geram impedimentos. "Se eu abrir uma exceção, todos têm direito, e aí o projeto encarece", argumenta Sérgio Delgado Pardal, 40, gerente de incorporações da Inpar.
Outro detalhe a ser observado é o prazo para modificações. Quanto antes, melhor. De acordo com Henrique Álvares de Lima e Silva, superintendente da área técnica da construtora Lider, o último momento para que a mudança gere menos ou nenhum custo ao cliente é um ano antes do fim da obra, quando vão começar as vedações. (AM)


Texto Anterior: Acessórios: Preparação certa permite colocar quadro
Próximo Texto: Transitórios: Com divisória móvel, é fácil arrepender-se
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.