UOL


São Paulo, domingo, 29 de junho de 2003

Próximo Texto | Índice

GUIA DA REFORMA - TELHADOS

Telhas soltas, estrutura fraca ou erro de inclinação permitem infiltrações que afetam outros itens da casa, como pisos e paredes

Não basta ser bonito, tem de proteger

ANDREA MIRAMONTES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O telhado ajuda a embelezar uma casa, mas não se pode esquecer de sua tarefa primordial: a proteção. Uma boa cobertura é garantia de vida não só para os moradores, mas também para elementos da construção inteira, como forros, pisos e paredes.
Quando o telhado deixa de cumprir sua função, uma das primeiras consequências é a goteira. Além de incômodo, o vazamento acaba estragando tudo, da pintura ao próprio telhado, que, se for de madeira, pode até apodrecer.
São variados os motivos de infiltração: telhas deslocadas pelo vento, subdimensionamento da estrutura ou inclinação incorreta.
"Projeto e cálculos de inclinação são indispensáveis. Se o ângulo da estrutura não é ideal para a telha, o resultado é vazamento", diz Vanderley John, 42, professor da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo).
Para o engenheiro civil José Roberto Sanches Peres, 51, há casos em que uma subcobertura resolve. "Mas, quando o erro é grande, a saída é refazer o telhado."
Numa das últimas reformas de telhado feitas por ele, foram gastos R$ 53,85 por m2. Na conta, estão inclusos mão-de-obra, ripões, subcobertura e novas telhas de concreto, que substituíram as feitas com cerâmica.
Alguns detalhes revelam-se fundamentais. O arremate errado da cumeeira (encontro dos lados do telhado no topo) pode ser motivo para dor de cabeça.
"O emboço (camada de argamassa que serve de base) dessa parte da construção deve ser feito com argamassa flexível, ideal para acompanhar a movimentação [dilatação e retração] das telhas. Caso contrário, elas trincam e geram vazamentos. Para consertar, é preciso recolocar a cumeeira", afirma o engenheiro civil Paulo Bina, 47, do escritório Monobeton Soluções Tecnológicas.
Calhas e ripas mal dimensionadas ou telhas instaladas incorretamente também costumam dar chance para goteiras. "Para evitar erro, o correto é usar o ripão, que aguenta todas as telhas", ensina Antônio Alves Goulart, 52, professor do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
A madeira usada não pode deixar de ter tratamento, senão se deforma, e os encaixes se desalinham, alerta o arquiteto Edivaldo Clovis Quattrer, 41.
Para evitar problemas com o material, a estrutura pode ser composta de metal. "Muitas vezes o modelo utilizado é misto. Nesse caso, é empregado o metal na base, e a madeira fica nas ripas", conta o arquiteto Ricardo Julião.


Próximo Texto: Cobertura extra é arma contra a infiltração
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.