São Paulo, segunda-feira, 07 de julho de 2008


Pará e Maranhão ficam sem internet e celular

Parte dos Estados do Maranhão e do Pará ficaram sem conexão à internet e sem sinal de telefone celular no sábado por causa do rompimento de cabos de fibra óptica em dois pontos distintos da rede da Oi. Segundo a empresa, "obras de terceiros" causaram acidentes que romperam os cabos.
Às 20h30, ainda segundo a Oi, o serviço foi plenamente restabelecido nos dois Estados.
Os acidentes teriam sido a 300 km de São Luís, capital maranhense, onde uma escavadeira rompeu sistema de cabos, e a 400 km de Belém (PA), de acordo com a empresa.
A queda da rede de internet e telefonia acontece na mesma semana em que uma falha em equipamentos da Telefônica em Sorocaba prejudicou o acesso à rede em todo o Estado de São Paulo, na quinta-feira.
Segundo Edmundo Matarazzo, 53, ex-superintendente de Serviços Públicos e de Universalização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a capacidade da rede de transmissão de dados do Brasil, por onde trafegam internet e telefonia, é desconhecida e há riscos de novos blecautes.
O consultor diz que as empresas escondem informações sobre a capacidade e o nível de utilização dessas redes. O investimento na infra-estrutura de transmissão de dados não acompanhou o crescimento da demanda, segundo Matarazzo.
Hoje, há 40 milhões de usuários de internet no Brasil, que viu o número de telefones fixos crescer de 13 milhões para 40 milhões de 1995 para cá. O número de telefones celulares foi de 1,4 milhão para 130 milhões no mesmo período. Dinheiro B4


Próximo Texto: Rendez-vous
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.