|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
TRANSPORTES
Maior parte dos ônibus sai antes do indicado
Horários de terminais inteligentes não são respeitados por motoristas
DO "AGORA"
Os terminais inteligentes de
ônibus de São Paulo -dotados
de tecnologia que inclui painéis e
luminosos que informam o horário que determinada linha chegará no ponto- não são respeitados pelos motoristas.
A reportagem esteve em quatro
terminais de corredores de ônibus -Lapa (zona oeste), Pirituba
(zona norte), Bandeira (centro) e
Santo Amaro (zona sul)- e checou a movimentação de 12 linhas
diferentes, em 54 partidas.
Do total, 49 saídas (92%) foram
feitas em horários diferentes daqueles informados pelos painéis
eletrônicos. Apenas cinco saídas
referentes a três linhas saíram do
terminal no horário correto. Das
49 que estavam erradas, 35 delas
saíram antes do horário estabelecido. Outras 13 atrasaram.
Algumas linhas pularam horários, como no caso da Estação da
Luz, no Terminal Santo Amaro.
Às 7h20 da última sexta, um carro
deixou o terminal. O intervalo estabelecido para que outro ônibus
viesse era de 13 minutos, mas o
carro apareceu apenas às 7h45, 25
minutos depois.
Já a linha Morro Grande -que
sai do Terminal da Lapa rumo à
zona norte- foi a única pesquisada que saiu no horário duas vezes consecutivas, dentro do período estabelecido no painel eletrônico. "[O Motorista] só consegue
sair no horário se tiver vários carros esperando para entrar no
ponto", disse um motorista que
não quis se identificar.
O mais "apressadinho" foi o
Terminal Pedro 2º (linha 2002/
10), que sai do Terminal Bandeira
(centro). Cada linha deveria aparecer com intervalo de 15 minutos, só que, num intervalo de 13
minutos (das 19h21 às 19h34),
passaram pelo ponto cinco ônibus, quando na verdade deveria
aparecer apenas um.
"Nem sei por que eles colocam
essas placas", disse o porteiro
Franklin Muniz, 25.
Os passageiros se dividem ao falar da utilidade dos painéis eletrônicos, mas a tendência da maioria
é a indiferença.
Tecnologia
O monitoramento eletrônico é
baseado na tecnologia GPS (sistema de posicionamento global),
criada pelo Departamento de Defesa dos EUA no início da década
de 60 e que entrou em operação a
partir de 1995.
É formado por 24 satélites que
orbitam a terra a 20.200 km de altitude e está sendo largamente
utilizado na agricultura e também
por empresas de segurança que
precisam localizar veículos. A
SPTrans não informou o total investido pela Prefeitura de São
Paulo no projeto, nem as especificações de cada terminal.
Texto Anterior: Mortes Próximo Texto: Ibirapuera: Maratona de SP interdita o trânsito hoje Índice
|