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a favor
Álcool é a causa de metade dos acidentes graves
RONALDO LARANJEIRA
SERGIO DUAILIBI
ESPECIAL PARA A FOLHA
Acidentes decorrentes
do beber-e-dirigir são um
importante problema de
saúde pública. O Estado
possui medidas de controle, sendo a fiscalização
com bafômetros a mais
eficaz. A identificação e a
retirada das ruas dos motoristas intoxicados são
um tipo de prevenção que
muda o comportamento
populacional, e são muito
mais eficazes que campanhas educativas.
Não há limites seguros
para o consumo de álcool
por motoristas. Mesmo
em baixas doses, ocorrem
queda na visão periférica e
comprometimento das
noções de distância e velocidade, da atenção, da
coordenação e do tempo
de reação. O risco de acidentes aumenta uma vez e
meia após consumir uma
dose e dobra após duas.
No Brasil, o álcool responde por cerca da metade dos 40 mil acidentes
graves de trânsito que
ocorrem a cada ano, e os
jovens são suas maiores vítimas. Pesquisa da Unifesp
com 6.356 motoristas em
várias capitais apontou
que 31% apresentavam álcool no bafômetro. Quando um país desenvolvido
identifica de 2% a 3% de
motoristas alcoolizados,
isso gera um grande debate nacional para melhorar
a lei.
A nova lei não está proibindo as pessoas de beberem e não é rígida demais
ao estipular que uma
quantidade de álcool equivalente a dois chopes seja
suficiente para a prisão do
condutor. Basta, na maioria das vezes, mudar alguns hábitos e esperar pelo menos uma ou duas horas antes de dirigir. Não
existe a possibilidade de o
bafômetro identificar alguém que coma bombom
de licor ou use medicamentos com álcool. Isso se
deve à contaminação da
boca e pode ser evitado bebendo um pouco de água.
A lei seca, com adequada
fiscalização, pode modificar a tendência atual no
Brasil: o descumprimento
da lei por quem deveria
observá-la, a omissão do
poder público que deveria
fiscalizá-la e o silêncio da
sociedade que deveria
exigi-la.
RONALDO LARANJEIRA e SERGIO DUAILIBI são médicos e coordenadores
da Uniad (Unidade de Pesquisa em Álcool
e Drogas) da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)
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