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Só 23,2% dos carros a diesel fazem inspeção veicular obrigatória
De 22.195 veículos obrigados a participar da inspeção, só 5.280 compareceram; desse total, 1.098 foram reprovados
Em geral, reprovações foram de carros que emitem mais poluentes do que o permitido; quem fugiu terá licenciamento bloqueado
AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL
Balanço parcial da inspeção
veicular na cidade de São Paulo
mostra que somente 23,8% dos
veículos a diesel obrigados a fazer a vistoria compareceram.
Foram 11.300 carros convocados da primeira vez (aqueles
com final de placa 1) e 10.895 na
segunda (final de placa 2). Participaram, no total, 5.280 automóveis, dos quais 1.098
(20,8%) foram reprovados.
A maioria das reprovações
ocorreu porque os carros emitem mais poluentes do que o
permitido pela legislação.
Há casos em que o veículo é
rejeitado já na inspeção visual e
não pode passar pela vistoria de
emissões. Isso ocorre, por
exemplo, quando é observada a
emissão de fumaça azul -ela sinaliza que o óleo lubrificante
queima junto com o combustível e indica que o motor está
com desgaste muito elevado.
O dono, então, tem de resolver este problema antes de passar pela inspeção propriamente dita. Ele tem 30 dias para voltar e fazer a vistoria completa.
A inspeção é defendida como
uma das maneiras de reduzir a
poluição atmosférica na capital
-já que veículos desregulados
colaboram mais com a emissão
de poluentes.
Os veículos aprovados na inspeção recebem um comprovante e também um selo. Os
que "fugiram" da vistoria estão
sujeitos à multa de R$ 550 e
têm o seu licenciamento bloqueado em 2009.
O secretário municipal do
Verde e do Meio Ambiente,
Eduardo Jorge, relativiza a baixa adesão até o momento. Segundo ele, "o programa ainda é
muito novo para a cidade". "O
brasileiro costuma deixar as
coisas para a última hora. O importante é que o programa segue adiante e, quando tiver o licenciamento bloqueado, o proprietário do veículo terá que
aparecer para fazer a inspeção."
Ainda de acordo com ele, pela
primeira vez a cidade terá "um
real panorama da frota clandestina e o governo estadual,
através da Secretaria da Segurança, poderá ter uma ação efetiva para tirá-los de circulação".
O médico Paulo Saldiva, defensor da inspeção veicular,
afirma que é necessário mudar
a cultura da população para que
a medida seja bem-sucedida -o
que muitas vezes só acontece
no "tranco", diz, como no caso
do uso do cinto de segurança.
Por isso, ele considera que é
preciso aumentar a fiscalização
-já que, em sua opinião, o valor
da multa é adequado.
Neste ano, será possível realizar a inspeção dos veículos até
placa final 6. Os veículos a diesel não precisam pagar pela vistoria referente ao ano de 2008
-mesmo que ocorra em 2009.
Sensoriamento
Desde novembro de 2007, o
município tem feito sensoriamento remoto dos veículos que
não utilizam diesel. O objetivo
é medir, por meio de raios infravermelhos e ultravioletas
emitido por um equipamento, a
emissão de poluentes dos carros a gás, gasolina e álcool.
Até agora, passaram pelo
sensoriamento 270 mil veículos válidos (foram 498 mil no
total, porém a lista inclui automóveis de outros municípios
ou movidos a diesel, por exemplo). Desse total válido, serão
chamados por carta, neste ano,
os 5% mais poluentes para passar pela inspeção.
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