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Empresas não seguem no Brasil regras adotadas nos EUA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Ao menos oito das maiores
multinacionais da indústria de
alimentos não seguem no Brasil os compromissos que firmaram nos Estados Unidos para
restringir a publicidade voltada
à criança, diz representação feita pela ONG Instituto Alana ao
Ministério da Justiça.
Os compromissos foram assinados em 2006 no Council of
Better Business Bureau (conselho para melhores negócios, em
inglês), um tipo de órgão de auto-regulamentação nos EUA.
As medidas vão desde restringir a publicidade infantil a
alimentos considerados saudáveis até deixar de fazer propaganda em veículos em que as
crianças representem determinada parcela do público.
Segundo avaliação do instituto, porém, oito multinacionais não cumprem as regras no
Brasil -Burger King, Cadbury
Adams, Coca-Cola, Kellogg's,
Kraft Foods (fabricante do biscoito Trakinas), McDonald's,
Pepsi e Unilever.
A Folha procurou as empresas na tarde da última sexta-feira. A assessoria de imprensa
da Pepsi não foi localizada.
Burger King e McDonald's disseram que só poderiam se manifestar hoje.
A Cadbury afirmou que "respeita integralmente a legislação brasileira". A Kraft disse
que se comprometeu a restringir a propaganda apenas de alimentos com "determinados
perfis nutricionais". A Coca-Cola afirmou que iria analisar a
representação. As demais empresas não se manifestaram até
as 19h de sexta.
(ANGELA PINHO)
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