São Paulo, segunda-feira, 07 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas não seguem no Brasil regras adotadas nos EUA

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ao menos oito das maiores multinacionais da indústria de alimentos não seguem no Brasil os compromissos que firmaram nos Estados Unidos para restringir a publicidade voltada à criança, diz representação feita pela ONG Instituto Alana ao Ministério da Justiça.
Os compromissos foram assinados em 2006 no Council of Better Business Bureau (conselho para melhores negócios, em inglês), um tipo de órgão de auto-regulamentação nos EUA.
As medidas vão desde restringir a publicidade infantil a alimentos considerados saudáveis até deixar de fazer propaganda em veículos em que as crianças representem determinada parcela do público.
Segundo avaliação do instituto, porém, oito multinacionais não cumprem as regras no Brasil -Burger King, Cadbury Adams, Coca-Cola, Kellogg's, Kraft Foods (fabricante do biscoito Trakinas), McDonald's, Pepsi e Unilever.
A Folha procurou as empresas na tarde da última sexta-feira. A assessoria de imprensa da Pepsi não foi localizada. Burger King e McDonald's disseram que só poderiam se manifestar hoje.
A Cadbury afirmou que "respeita integralmente a legislação brasileira". A Kraft disse que se comprometeu a restringir a propaganda apenas de alimentos com "determinados perfis nutricionais". A Coca-Cola afirmou que iria analisar a representação. As demais empresas não se manifestaram até as 19h de sexta. (ANGELA PINHO)


Texto Anterior: Escolas fazem cruzada para instituir alimentação saudável
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.