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Após restrição a caminhões, lentidão no trânsito cai 12%
Índice é resultado da comparação da soma de congestionamentos ao longo do dia da 1ª semana das novas regras com julho de 2007
Entre as 5h da segunda-feira e as 19h da última sexta-feira, a CET aplicou 5.416 multas a caminhões por desobediência à restrição
DA REPORTAGEM LOCAL
Na primeira semana de novas restrições aos caminhões
em São Paulo, a soma dos congestionamentos ao longo do dia
caiu 21% em relação ao mês
passado -quando não havia férias escolares- e 12% na comparação com julho de 2007.
O maior impacto ocorreu no
período da manhã até a hora do
almoço, das 8h30 às 13h.
O balanço é resultado das
comparações, feitas pela reportagem, com três indicadores da
CET (Companhia de Engenharia de Tráfego): a média de engarrafamentos de junho de
2008, dos dias de julho do ano
passado com rodízio de veículos e da redução histórica do
trânsito nas férias escolares do
meio do ano entre 2004 e 2006.
A medida mais severa às operações de carga e descarga, lançada pelo prefeito Gilberto
Kassab (DEM) às vésperas das
eleições, proíbe caminhões de
circular numa área central de
100 km2 das 5h às 21h, com algumas exceções, como coleta
de lixo e transporte de valores.
Os caminhões pequenos,
com até 6,3 m de comprimento, conhecidos como VUCs,
também têm alguma flexibilidade para circular de dia: os de
final de placa par podem rodar
nos dias pares do mês; e os de
final de placa ímpar, apenas
nos dias ímpares -como hoje.
Nesta semana, a gestão Kassab pode definir mais uma exceção à norma, beneficiando os
caminhões de terraplenagem.
Entre as 5h da segunda e as
19h de sexta da semana passada, a CET aplicou 5.416 multas
a caminhões por desobediência
à restrição -mais de uma a cada minuto de fiscalização.
A quantidade é equivalente à
média diária de todas as autuações de trânsito feitas pelos
marronzinhos no mês de maio.
Os picos médios de lentidão
foram de 49 km pela manhã e
de 134 km no final da tarde
-contra os índices de 70 km e
de 139 km considerados pela
CET para os dias de julho de
2007 com vigência do rodízio.
Das 27 medições computadas pela companhia de tráfego
ao longo do dia, em 16 a redução dos congestionamentos superou a média histórica verificada entre 2004 e 2006 nas férias escolares do meio do ano.
Popularidade
Pesquisa do instituto Datafolha publicada ontem apontou
que 54% dos paulistanos maiores de 16 anos são a favor da restrição aos caminhões -e 33%
são contra. Para 72%, ela trará
melhorias ao trânsito.
O secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, disse
considerar os resultados "altamente satisfatórios". "Mesmo
aqueles que não são a favor, incluindo comerciantes, transportadores, têm a noção de que
vai melhorar", afirmou.
Para ele, a queda de 87% para
77% dos que classificam como
ruim ou péssima a situação do
trânsito paulistano é "reflexo"
de intervenções recentes, consideradas tímidas por especialistas, como 19 pequenas obras
em corredores de ônibus.
Técnicos ouvidos nos últimos dias disseram que é cedo
para uma avaliação conclusiva
sobre a restrição aos caminhões. Uma das razões é a existência de fatores atípicos que
interferem na lentidão do trânsito, como férias, acidentes e
chuva, e que podem contaminar principalmente as análises
realizadas no curto prazo.
A maioria admite a tendência
de redução dos congestionamentos, mas temporária -tanto devido à demanda reprimida
de viagens de carro como pelo
crescimento da frota.
(ALENCAR IZIDORO)
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