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RUMO AO VERÃO
Governo do Estado e prefeituras fazem investimentos para melhorar infra-estrutura turística da região
Litoral norte de SP tem pacote de obras
TATIANA UEMURA
DAS REGIONAIS
Reduto de reservas naturais e de
condomínios de luxo, o litoral
norte de São Paulo vai perder um
pouco o estilo "selvagem" para receber obras de urbanização que
atendam melhor a massa crescente de turistas na alta temporada e
a população local.
O ciclo de revitalização mostrará resultados na próxima temporada de verão, quando são esperados cerca de 1 milhão de visitantes. O investimento em obras em
vias de circulação e nas praias é de
pelo menos R$ 16,6 milhões -R$
1,5 milhão em São Sebastião, R$
12,2 milhões em Ubatuba, R$ 1,2
milhão em Ilhabela e R$ 1,7 milhão em Caraguatatuba, segundo
as prefeituras.
Isso sem contar as obras de recuperação das rodovias Rio-Santos (SP-55) e dos Tamoios (SP-99), a cargo do DER (Departamento de Estradas de Rodagem),
que somam R$ 172 milhões. Apesar de serem prioridade do governo do Estado, podem atrasar e dependem da arrecadação.
Em São Sebastião, a intenção é
diminuir a quantidade de buracos, a lama e a poeira nos acessos
aos bairros badalados de Barra do
Una, Camburi, Maresias e Boiçucanga. Em Barra do Una, a pavimentação foi finalizada. Em Boiçucanga, deverá estar pronta no
final deste ano. Está prevista a
construção de dois portais em Boracéia e Canto do Mar em 2004.
O prefeito de São Sebastião,
Paulo Julião (PSDB), 58, negocia
com o governo do Estado a inclusão de um trecho de 8,5 quilômetros da Rio-Santos, entre os bairros São Francisco e Topolândia,
no cronograma do DER.
"São Sebastião é um caso "sui
generis". Não temos nenhuma opção de estrada além da passagem
pelo centro da cidade. Todo o tráfego da Rio-Santos também é pelo
meio da cidade. Então não é nenhuma benesse", disse.
Já Ubatuba pretende melhorar a
circulação em 57 ruas do centro e
nas praias de Perequê-Açu/Barra
Seca, Grande, Itaguá, Iperoig e
Maranduba, além da ciclovia de
dois quilômetros entre Perequê-Mirim e Saco da Ribeira. As obras
estão em andamento.
A estrada do Rio Escuro-Monte
Valério, que liga as rodovias Oswaldo Cruz (SP-125) e Rio-Santos, projeto considerado mais importante, segundo o secretário de
Turismo do município, Sérgio
Luiz Alves Carvalho, 43, promete
desafogar o trânsito de quem vai
em direção à praia Grande.
"Na alta temporada, para passar
pela praia Grande, leva três horas.
A estrada vai encurtar o espaço de
tempo da área sul para a centro-norte", afirma. Com 12 quilômetros de extensão, falta ainda o asfaltamento de um trecho de 600
metros que passa dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, o
que exige autorização ambiental.
Ilhabela e Caraguá
A fila da balsa em Ilhabela deverá causar menos dor de cabeça ao
motorista na alta temporada: para
desafogar o trânsito, a avenida
Princesa Isabel foi alargada para
receber fila dupla.
Em Caraguá, revitalizar as
praias que sofriam com a degradação e o abandono foi o motivo
que levou a prefeitura a eleger como prioridade Martim de Sá, Cocanha e Prainha.
A mais movimentada de Caraguá, a Martim de Sá, foi urbanizada pela primeira vez em 1985, segundo o secretário de Obras Públicas, João Alarcon, 41. Será a
praia que receberá mais obras: ciclovia de 2,5 km, ampliação do
calçadão e repavimentação da
avenida. As vagas de estacionamento na orla serão removidas, e
o sistema viário terá mão única no
sentido centro-bairro.
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