São Paulo, domingo, 10 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Opinião

"Sinto pressão de todos os lados para ter um filho"

DA REPORTAGEM LOCAL

Abaixo, o relato do professor universitário Julio, 33, casado há cinco anos e que não pretende ter filhos. Ele se diz pressionado pela mulher a mudar de opinião.

 

Eu sinto uma verdadeira pressão vinda de todos os lados para me convencer que é importante ter um filho. Seja por familiares, amigos, colegas de trabalho... e, principalmente, pela minha mulher.
Eu me casei por amor, e não por obrigação. Percebo que a maioria das pessoas pensa que uma família só se consolida na presença de um filho. Eu não entendo assim e penso que seria cruel trazer uma vida a este mundo. Eu seria um pai ausente.
Citaria dezenas de motivos para explicar minha opção. Não tive nenhum problema com meus pais na infância ou adolescência. É apenas uma opção de querer viver a minha vida ao lado de minha mulher sem mais obrigações.
Às vezes penso que estou sendo egoísta. Mas não consigo conceber a idéia de nós dois não formarmos uma sólida e feliz família. Quero namorar, viajar com minha mulher. Não preciso de mais essa "responsabilidade".
Sinto que a exigência dela em ter um filho vai tornar tudo insuportável. Toda vez que ela toma a iniciativa (não de conversar, mas de exigir) acabamos brigando. Só me resta fazer com que cada dia nosso seja o último e me preparar para o momento... até que o filho nos separe.


Texto Anterior: Homens reclamam de pressões de mulheres
Próximo Texto: Produtor fez vasectomia aos 31, solteiro, para não ter filhos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.