São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CET volta a divulgar índice que tinha omitido

Comparação de trânsito por dois critérios tradicionais era usada até semana passada

Por um dos métodos, lentidão ao longo do dia foi 11% acima do período equivalente de agosto do ano passado; por outro, piora foi de 13%


DA REPORTAGEM LOCAL

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) voltou ontem a divulgar os dados de comparação do trânsito na cidade de São Paulo pelos dois critérios tradicionais, utilizados até a semana retrasada.
Por um dos métodos, os congestionamentos ao longo do dia ficaram 11% acima do período equivalente de agosto do ano passado (de 48 km para 53 km). Pelo outro critério de comparação, a piora foi de 13% (de 47 km para 53 km).
A divulgação ocorreu após a Folha revelar ontem que a CET se negara a fornecer informações por um dos critérios na semana passada, justamente aquele que vinha apresentando resultados mais desfavoráveis à gestão Gilberto Kassab (DEM) para apontar os benefícios da restrição aos caminhões iniciada em 30 de junho deste ano.
A CET utiliza tradicionalmente duas formas de comparação: com um único dia equivalente de 2007 (exemplo: 28/ 07/2008 com 30/07/2007, por serem ambos a última segunda de julho); e a comparação com a média do dia da semana (exemplo: 28/07/2008 com a média das segundas de julho de 2007).
Na semana passada, no entanto, sem qualquer justificativa técnica, a companhia se negou a divulgar os resultados de um dos métodos de comparação -aquele que indicaria piora de 0,4% da lentidão. As estatísticas divulgadas pela gestão Kassab entre segunda e quinta indicaram melhoria de 3,5% no trânsito em relação a 2007.
Quando anunciou a restrição à circulação de caminhões na região central da cidade, a gestão Kassab divulgou que sua meta era atingir uma melhoria da fluidez próxima de 15%.

Acidentes
Ontem, a companhia atribuiu a piora dos congestionamentos principalmente aos acidentes -como um caminhão que tombou por volta das 11h30 e levou ao fechamento da pista expressa da marginal Tietê, sentido Castello Branco, por 45 minutos. Pela manhã, a lentidão esteve abaixo da média.


Texto Anterior: Morte no trânsito: Família diz que atropelador nem se desculpou
Próximo Texto: Acidente interdita marginal Tietê por 2 horas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.