São Paulo, quinta-feira, 13 de outubro de 2011

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Referência em ônibus, Curitiba vai fazer metrô

Técnicos de transporte que criaram sistema rodoviário urbano são contra

Criado há 40 anos e modelo mundial, sistema de ônibus já atingiu o limite nos horários de pico

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

Conhecida no mundo todo por seu sistema de transporte público baseado exclusivamente em ônibus, Curitiba vai investir agora em metrô. A futura primeira linha da capital paranaense consolida a renovação de um sistema criado há 40 anos, que já opera no limite da capacidade nos horários de pico e cuja velocidade média caiu 10 km/h desde sua implantação.
O metrô marca a vitória de um grupo que defende há cinco anos, na prefeitura, sua implantação. Técnicos que criaram o sistema de ônibus eram resistentes à ideia.
Previsto para hoje, o anúncio do repasse de verbas federais para a construção da primeira linha, ao custo de R$ 2,2 bilhões, acirrou os ânimos entre os defensores do atual sistema e os do metrô.

ÔNIBUS X METRÔ
"O metrô está substituindo um sistema virtuoso a um custo extremamente alto", afirma o arquiteto Lubomir Ficinski Dunin, 81, que integrou a equipe que criou a atual rede de ônibus.
Na semana passada, Dunin se demitiu do cargo de diretor de transportes da cidade por estar insatisfeito. Para ele, o município retardou melhorias nos ônibus a fim de justificar o novo modal. Dunin diz que é possível aumentar capacidade e velocidade do atual sistema com medidas simples e baratas.
A prefeitura afirma que quer "modernizar" o sistema de transportes com o metrô, que é "eficaz" e que transporta seis vezes mais passageiros do que um biarticulado.
Segundo o presidente do Ippuc (órgão de planejamento urbano de Curitiba), Cléver de Almeida, o metrô faz parte de "um processo natural de evolução". "É uma característica da cidade: pensar à frente e não ficar correndo atrás do prejuízo."


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