São Paulo, quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MA vai afastar delegados que apuram crime contra o Estado

SÍLVIA FREIRE
DA AGÊNCIA FOLHA

Três delegados da Polícia Civil do Maranhão que investigam supostos crimes na gestão da secretária Eurídice Vidigal (Segurança Cidadã) serão afastados dos cargos que ocupam na Deic (Delegacia Estadual de Investigações Criminais).
Segundo o atual diretor da Deic, André Gossain, que também será substituído, o remanejamento dos delegados irá prejudicar a investigação.
"A Deic tem uma estrutura muito boa: vários policiais, escrivães, carros, celulares. Não sabemos para onde vão os três delegados. Se forem cada um para um canto da cidade, como vão se reunir para investigar o caso? Se forem para delegacias de bairro sem estrutura, como vão investigar?", diz Gossain.
Para o delegado Roberto Larrat, da direção de Combate ao Crime Organizado da Deic, que conduz o inquérito, a transferência pode "inviabilizar" a investigação. "Não se pode investigar sem os meios necessários, sem veículos, sem policiais."
A saída de três dos seis diretores da Deic foi comunicada ontem pelo atual delegado-geral da Polícia Civil, Antônio Bezerra. Ele assumiu o cargo na sexta-feira em substituição a Jefferson Portela, exonerado após criticar a gestão da secretária. No último dia 22, dois dias antes de deixar o cargo, Portela criou, por meio de portaria, uma comissão de cinco delegados para investigar o uso do dinheiro destinado à segurança no Estado.
Bezerra negou que a transferência dos delegados tenha como objetivo atrapalhar a condução do inquérito. Disse que a mudança é um remanejamento natural de postos.
"A especulação é que o remanejamento seria para prejudicar a investigação. Os delegados vão continuar fazendo o trabalho deles. A comissão não é da Deic", disse Bezerra.
O inquérito investiga irregularidades apontadas pela Controladoria Geral do Estado na gestão de recursos, como assinatura de contratos sem licitação e pagamento de serviços sem cobertura legal. A secretaria disse que sua defesa foi apresentada à controladoria.


Texto Anterior: Trânsito: CET amplia zona azul para caminhões no centro de SP
Próximo Texto: Lula indica engenheiro para assumir diretoria da Anac
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.