São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2003


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Infarto lidera causa de parada

DA REDAÇÃO

As doenças cardiovasculares, principalmente o infarto do miocárdio, são as principais causas de paradas cardiorrespiratórias.
Cerca de 90% das chamadas síndromes isquêmicas agudas coronarianas, que incluem infarto agudo do miocárdio e morte súbita, ocorrem por doença aterosclerótica obstrutiva (estreitamento da artéria por obstrução), diz o presidente da Socesp Antonio Carlos Palandri Chagas, 50.
Essas doenças podem ser prevenidas com hábitos saudáveis e acompanhamento médico, principalmente por aqueles que tenham familiares com histórico do problema, explica Chagas. Ele alerta para o crescimento de doenças cardíacas entre as mulheres: a entrada no mercado de trabalho, o tabagismo, o uso de pílulas anticoncepcionais, o estresse e a má alimentação contribuem para esse quadro.
No entanto, as doenças cardiovasculares não são as únicas causas de paradas cardiorrespiratórias. Anos atrás, o também cardiologista Nabil Ghorayeb, 57, do Instituto Dante Pazzanese, depois de jogar basquete em seu clube, deparou-se com um homem de mais de 70 anos na mesa do restaurante, caído em cima do prato. Imediatamente, começou as manobras de ressuscitação.
Aos poucos, a vítima foi se recuperando e foi levada à enfermaria do clube. A surpresa ocorreu quando, durante a entubação que o médico estava realizando, saiu um pedaço de carne, origem de todo o problema. Ghorayeb afirma que a parada cardiorrespiratória por engasgo não é rara, como no caso da vítima citada.


Texto Anterior: Projeto buscará preparar criança
Próximo Texto: Plantão médico - Julio Abramczyk: Orquestra de médicos faz 14 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.