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Kassab cria rodízio para caminhão no centro
Revezamento de placas valerá para veículos de pequeno porte na maior parte do centro expandido do dia 30 até novembro
Às vésperas das eleições, medida flexibiliza restrição a tráfego pesado anunciada em abril; previsão é que fluidez do trânsito melhore 15%
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
O prefeito Gilberto Kassab
(DEM) decidiu implantar um
rodízio para a circulação de caminhões de pequeno porte no
período diurno na maior parte
do centro expandido de São
Paulo por 120 dias, contados a
partir do final deste mês.
A medida, que deve ser publicada hoje no "Diário Oficial" do
Município, vai flexibilizar temporariamente a restrição ao
tráfego pesado anunciada pela
prefeitura no começo de abril
-quando se previa que, para a
melhoria do trânsito, todos deveriam fazer as entregas apenas de noite e de madrugada.
Mesmo assim, a gestão Kassab avalia que haverá, nos meses que antecederão as eleições
municipais, a retirada de até
100 mil dos 210 mil caminhões
que rodam na área central -e,
para os motoristas, a melhoria
da fluidez próxima de 15%.
O detalhamento das novas
regras para a circulação de caminhões na ZMRC (zona de
restrição que será ampliada de
24,5 km2 para 100 km2, similar
à do centro expandido) foi definido pela prefeitura em meio à
pressão dos transportadores.
As medidas restritivas ao
transporte de cargas entrarão
em vigor no próximo dia 30, segunda-feira. O impacto delas é
visto por Kassab como tentativa de frear as críticas à piora do
trânsito que ele deve sofrer em
sua campanha à reeleição.
Exceções
O plano original lançado pelo
prefeito era que praticamente
todos os caminhões, com poucas exceções, seriam obrigados
a fazer só entregas noturnas
nos dias úteis da semana, das
21h às 5h, numa região semelhante à do centro expandido.
No mês passado, a gestão
Kassab anunciou a exclusão de
algumas atividades, como caminhões de mudança, de feira e
de coleta de lixo. Segundo a
prefeitura, eles se restringem a
5% da totalidade, embora as
empresas falem em até 10%.
Agora, a prefeitura definiu as
normas que passarão a valer especificamente para os VUC,
veículos urbanos de carga de
pequeno porte -que têm até
6,30 metros de comprimento.
A frota desses caminhões é
estimada em 14 mil. Técnicos
consideram que seu impacto
no trânsito é bastante significativo até por conta de seu uso intensivo para as entregas.
Diferentemente dos caminhões maiores, os VUC podem
circular hoje sem limitação.
A prefeitura definiu que a
restrição a esses veículos terá
duas etapas de "transição" até
que os transportadores programem todas as entregas para a
noite ou para a madrugada.
Do dia 30 deste mês até 31 de
julho, os VUC serão submetidos à primeira fase do rodízio
na área de 100 km2: os de final
de placa ímpar terão sua circulação diurna liberada apenas
nos dias ímpares; os de final de
placa par, só nos dias pares.
A partir de agosto, a regra
muda. Todos os caminhões de
pequeno porte não poderão
circular na zona de restrição
nos horários de pico da manhã
e da tarde. Mas, das 10h às 16h,
terão alguma possibilidade de
entrega diurna, sendo submetidos ao mesmo revezamento
das placas por dia ímpar ou par.
Essa regra valerá por 90 dias.
Ela terminará no começo de
novembro, logo depois do segundo turno das eleições. A
partir daí, a previsão da gestão
Kassab é que os VUC também
serão obrigados a fazer entregas somente das 21h às 5h, sem
rodízio para trabalhar de dia.
O secretário Alexandre de
Moraes (Transportes) afirma
que a flexibilização temporária
aos caminhões menores foi decidida para que as empresas tenham tempo de adaptar a logística de entregas sem que sejam
totalmente inviabilizadas.
Ele diz que, apesar das exceções, os cálculos de melhoria
do trânsito de 14% a 17% são
inclusive "conservadores".
"A nossa expectativa é que
haja um impacto semelhante
ao da implantação do rodízio
de veículos", afirma Moraes,
em referência à restrição adotada em 1997 e que afeta 20%
da frota diariamente nos horários de pico da manhã e tarde.
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