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Imagem do professor é fundamental para aluno
DA SUCURSAL DO RIO
Por lidar com alunos com perfil
menos homogêneo do que o encontrado em uma escola particular, a escola pública tem um desafio a mais na hora de formar uma
turma: dar atenção especial aos
estudantes que querem entrar logo no mercado de trabalho e aos
que ainda têm fôlego para disputar uma vaga no vestibular.
No caso dos alunos que preferem ou precisam entrar mais rápido no mercado de trabalho, a
solução mais comum é a matrícula em cursos de nível técnico.
Os que pensam em fazer vestibular, no entanto, raramente têm
condições financeiras de pagar
um cursinho e ficam mais dependentes do ensino da escola.
Nesse último caso, os especialistas ouvidos pela Folha são unânimes em afirmar que a imagem
que o professor tem dos alunos é
fundamental para o sucesso ou o
fracasso.
Liderança
"Se o professor passa a imagem
do sucesso, de determinação e de
um líder, os alunos tendem a seguir o exemplo. As escolas que
têm uma liderança forte como diretor costumam ter melhores resultados. É possível um aluno
conseguir uma vaga numa universidade pública desde que ele
saiba (...) o que quer. Se for fazer
um curso concorrido, terá que se
preparar mais cedo", diz William
Campos, secretário da Educação
do Estado do Rio.
O secretário de Estado da Educação de São Paulo, Gabriel Chalita, concorda com Campos.
"Um trabalho fundamental que
estamos tentando fazer com os
professores é o de recuperação da
auto-estima. Se o aluno não acredita no potencial dele e acha que
escola não é de qualidade, o trabalho fica mais difícil."
Chalita diz acreditar que o aluno
da escola pública que se prepara já
tem condições de enfrentar em
igualdade de condições o vestibular de uma universidade pública
com um aluno da rede privada.
"Há escolas públicas que são
melhores do que muitas escolas
particulares. Um dos problemas é
que na escola particular há uma
preocupação constante com o índice de aprovação no vestibular,
até por razões de mercado. A escola pública também precisa ter
essa preocupação. Isso é fundamental para que o aluno acredite
nele", diz o secretário.
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