São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Consumidores de chimarrão têm mais chance de ter câncer

MATHEUS PICHONELLI
DA AGÊNCIA FOLHA

Substâncias presentes no chimarrão podem contribuir para o surgimento de câncer de esôfago entre consumidores da bebida, diz estudo da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
O trabalho, coordenado pelo professor Renato Fagundes, foi publicado em maio na revista especializada "Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention".
O chimarrão, feito à base de erva-mate, é tradicionalmente consumido no Sul.
O câncer de esôfago, segundo o estudo, é a sexta causa de morte pela doença no mundo e a quarta em países em desenvolvimento. O RS, junto com Uruguai e Argentina, está entre as regiões do globo com maior incidência de câncer de esôfago -índice de 9% das mortes por câncer.
Presidente do Instituto Escola do Chimarrão, sediado em Venâncio Aires (RS), Pedro Schwengber, 56, diz que o produto não faz mal à saúde. Ele afirma que estudos mostram que o chimarrão contém substâncias que auxiliam no combate ao colesterol e no tratamento contra o mal de Parkinson.


Texto Anterior: Clima: Temperatura em SP chega a 29,9C, a mais alta do inverno
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.