São Paulo, domingo, 20 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

Tuberculose é um grave problema

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Apesar do tratamento que cura a doença, a tuberculose ainda é um grave problema em nosso meio. Por isso, o Ministério da Saúde iniciou na semana passada a Campanha de Combate à Tuberculose.
Entre seus objetivos, promover o diagnóstico precoce da doença e tratamento gratuito até a cura pelo SUS e reduzir o abandono precoce do tratamento. A desistência da terapêutica acontece quando o paciente sente os primeiros sinais de melhora, o que pode provocar resistência do bacilo aos medicamentos.
Atualmente, o controle da tuberculose tornou-se muito mais importante pela existência, em todo o mundo, de portadores do vírus HIV. Eles são mais susceptíveis à infecção pelo bacilo de Koch do que a população em geral.
Na realidade, a tuberculose é considerada internacionalmente como a principal causa de morte em portadores do HIV. E esta também é a razão de a campanha do Ministério da Saúde oferecer o teste para detectar presença, ou não, do HIV a todos os adultos com tuberculose.
No Brasil, divulga o ministério, a estimativa é de 60 milhões de infectados pelo bacilo da tuberculose, com a média anual de cinco mil óbitos. Em 2005 foram registrados 80.603 casos novos.

julio@uol.com.br


Texto Anterior: Livro fala sobre dieta sem perder o prazer de comer
Próximo Texto: Odontologia em bebês é tema de encontros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.