São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SP testa faixa exclusiva a quem dá carona

Novidade será implantada amanhã no Dia Mundial Sem Carro; se der certo, pode ser adotada definitivamente

Quem desrespeitar não será multado; ciclovia será inaugurada e cidade ganhará faixas exclusivas para ônibus

RAPHAEL VELEDA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

São Paulo comemora amanhã o Dia Mundial Sem Carro com mudanças no trânsito da capital. A ideia é incentivar o uso da bicicleta, do transporte público e também da carona solidária.
Uma das principais ações a ser testada amanhã será a criação de nove faixas reversíveis (veja endereços abaixo), voltada exclusivamente para quem anda com mais de uma pessoa no carro.
Se der certo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não descarta tornar essa iniciativa permanente em vias mais movimentadas da capital, como na avenida Morumbi (zona oeste de SP) e na Radial Leste (zona leste).
A ideia deve ajudar a desafogar o trânsito, diz Luís Antônio Seraphim, engenheiro e especialista em trânsito. "É positivo e precisa ser multiplicado. Agora vai ser por um dia e vai ter um efeito mais educativo do que prático. Mas, se a CET aplicar de verdade, acredito que irá diminuir o número de carros nas vias", disse.
A cidade já teve essas faixas no início da última década e, diz o especialista, funcionava porque quem estava sozinho no carro e usava a faixa era multado.
Quem desrespeitar e invadir a faixa, porém, não será multado amanhã. A CET espera que os motoristas colaborem com a iniciativa que visa orientar a população.
A prefeitura também vai inaugurar amanhã uma ciclovia de 840 metros que ligará a estação Butantã da linha 4-amarela do metrô com o portão principal da USP (Universidade de São Paulo).

FAIXAS DE ÔNIBUS
No Dia Mundial sem Carro a CET também vai implantar mudanças permanentes no trânsito, entre elas, a ampliação da faixa para os ônibus na Radial Leste.
Hoje, os coletivos contam com 4,4 km de faixa exclusiva e 4 km de faixa preferencial nos dois sentidos. Com as mudanças, os ônibus vão contar com 11,4 km de faixas exclusivas nos dois sentidos. Além disso, também haverá restrições ao trânsito de caminhões e fretados na Radial Leste entre a avenida Aricanduva e a rua da Figueira.
Já na rua Almirante Brasil, na Mooca (região central), também na zona leste, a CET vai implantar uma faixa reversível para os ônibus. Ela funcionará de segunda a sexta, das 6h às 9h, e vai atender cinco linhas de ônibus no corredor Paes de Barros.


Texto Anterior: Da Berrini à Prefeitura
Próximo Texto: Benefício: Câmara dos Deputados aprova anistia criminal para bombeiros
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.