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Kassab investe em creche que não tem professor formado
Segundo auditoria do Tribunal de Contas, as creches terceirizadas "têm baixo desempenho em termos de ensino"
Relatório aponta que há 1 docente com nível superior para 59,5 alunos, contra 1 para 4,8 nas unidades geridas pela prefeitura
FÁBIO TAKAHASHI
DA REPORTAGEM LOCAL
Auditoria feita pelo TCM
(Tribunal de Contas do Município) aponta que as creches
conveniadas da Prefeitura de
São Paulo "têm baixo desempenho em termos de ensino".
O problema, segundo o TCM,
é decorrente do baixíssimo número de professores com formação universitária: há em média 1 para 59,5 alunos nas creches conveniadas, contra 1 para
4,8 crianças nas unidades administradas pela prefeitura.
Terceirizar o atendimento a
crianças de zero a três anos tem
sido uma das principais alternativas da gestão Gilberto Kassab (DEM) para enfrentar o déficit de 110 mil vagas (número
superior às 101 mil crianças hoje atendidas) -opção também
das administrações anteriores,
como a de Marta Suplicy (PT).
Segundo o TCM, com o baixo
número de professores formados, as creches atuam "principalmente como entidades assistenciais facilitadoras das
condições de vida das mães".
Na opinião do TCM e de educadores, as creches devem ser o
início do processo de aprendizagem, e não apenas um lugar
para brincar e dormir. Muitas
escolas particulares, por exemplo, oferecem aulas de inglês
para alunos de três anos.
A própria legislação municipal reconhece a necessidade de
os educadores terem nível superior -e estipula que até 2011
todos tenham tal formação.
Os dados sobre as creches foram levantados pelo tribunal
para o julgamento das contas
de Kassab em 2007. O texto foi
aprovado no último dia 1º.
"O educador formado tem
um repertório maior de atividades, sabe como despertar a
oralidade das crianças", afirma
a professora da Faculdade de
Educação da USP Maria Letícia
Nascimento.
"O governo prefere a rede
conveniada porque custa menos", afirma Salomão Ximenes,
membro do Movimento Creche para Todos e um dos coordenadores da ONG Ação Educativa. "O conveniamento é
uma boa alternativa para expansão, considerando a demanda. Mas não pode haver
tanta diferença no sistema."
O relator do texto do TCM,
Maurício Faria, recomendou
que a gestão "estabeleça plano
com metas/indicadores/resultados visando desenvolver a escolaridade dos professores das
creches conveniadas".
"A maioria das entidades é
bem-intencionada, mas tem
caráter assistencial. Sem querer culpar uma administração
municipal específica, é preciso
criar um plano para que a rede
tenha homogeneidade", disse
Faria à Folha.
O sistema terceirizado possui mais alunos do que as creches diretas da administração
(45 mil e 35 mil, respectivamente, à época do relatório).
As unidades conveniadas recebem de R$ 160 a R$ 302
mensais por aluno. Os valores
são considerados baixos pelas
entidades, que apontam a dificuldade para pagar e formar
educadores. Na rede particular,
a média de mensalidade é de
R$ 496, segundo o Dieese.
"O contato da criança com o
educador preparado deixa o
aluno mais aberto à aprendizagem", diz Ana Paula Yazbek, diretora do Espaço da Vila (zona
oeste), onde todos os docentes
têm nível superior e a mensalidade é de R$ 1.865 (integral).
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