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PLANTÃO MÉDICO
Marketing pode influenciar médico
JULIO ABRAMCZYK
Os economistas criaram a frase
"não existe almoço grátis". Agora,
responsáveis pela formação de
médicos nos Estados Unidos estão informando os médicos residentes sobre o significado do "no
free lunch".
A médica Raquel Watkins e colaboradores da Wake Forest University, em Winston-Salem, NC,
EUA, analisam esse problema no
último número da revista "Academic Medicine".
Para os autores, há a necessidade de os programas de formação e
de treinamento de novos médicos
abrangerem informações sobre as
técnicas de marketing dos laboratórios farmacêuticos. O profissionais aprenderiam, assim, que a
forma de interação entre médicos
e propagandistas pode influenciar
a prescrição de remédios.
Segundo Watkins, as companhias farmacêuticas despendem
bilhões de dólares em marketing
com o objetivo de influenciar o
comportamento dos médicos.
"Isso mostra como trabalham."
Para tomar decisões e prescrever os medicamentos, os médicos
precisam estar conscientes do potencial conflito de interesses.
Ela e seus colaboradores desenvolveram um currículo para ser
desenvolvido em seis horas sobre
temas que abordam desde a ética
na relacionamento com os laboratórios farmacêuticos e seus representantes até a forma como o
padrão de uma prescrição médica
pode ser influenciado.
E-mail - julio@uol.com.br
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