São Paulo, sábado, 28 de junho de 2008

Texto Anterior | Índice

Macacos morrem com suspeita de febre amarela em Guaíra

LUCAS REIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

A morte de dez macacos com suspeita de febre amarela em Guaíra (432 km de São Paulo) fez com que a prefeitura fechasse o zoológico da cidade e a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) realizasse um bloqueio vacinal na zona rural.
Os animais, encontrados mortos nos últimos 20 dias, foram congelados e enviados ao Instituto Adolfo Lutz (em São Paulo) para análise. Dos dez macacos mortos, nove foram encontrados em uma mata que fica a 200 metros do zoológico -todos eram sagüis.
O décimo animal, da espécie bugio, apareceu morto na zona rural de Guaíra. Ele é justamente o que apresenta as maiores suspeitas da doença, segundo o secretário da Saúde da cidade, Cássio Luiz Rosinha.
"Exame preliminar feito pelos veterinários do zoológico mostrou que o [macaco] bugio tem a maior suspeita [de febre amarela], pois tem sinal da doença", disse o secretário.
Na quarta e na quinta-feira, agentes da Sucen percorreram a mata em busca de mosquitos e outros animais mortos, mas não encontraram nada. O zoológico foi fechado na última segunda-feira.
Guaíra é uma das cidades listadas pelo Ministério da Saúde como área de risco de febre amarela em São Paulo.
Segundo Elói Junqueira Lélis, diretor do zoológico e médico veterinário, a área ficará fechada até que os resultados dos exames sejam revelados. Em março, um macaco foi encontrado morto no zoológico, mas exames descartaram a doença.
A prefeitura vai ampliar a vacinação para atingir toda a população da cidade. Arrastões de vacina serão feitos nos bairros e principalmente na área rural.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que vai aguardar o resultado dos exames para tomar novas medidas de prevenção no local. Por enquanto, seguem a vacinação e o bloqueio de rotina.
Em junho, duas mortes por febre amarela ocorreram na região de Ribeirão Preto -foram os primeiros casos em oito anos no Estado de São Paulo.


Texto Anterior: Gratificações: Servidores da saúde de SP terão reajuste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.