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Começa hoje rodízio de caminhões nas marginais de SP
Veículos pesados ficam proibidos de circular, de acordo com o final das placas, das 7h às 10h e das 17h às 20h
Restrição passa a vigorar também em outras oito das principais vias de São Paulo; prefeitura espera aliviar congestionamentos
DA REPORTAGEM LOCAL
Em dia de volta às aulas, começa hoje o rodízio para caminhões nas marginais Tietê e Pinheiros e outras oito vias de
São Paulo. Até a semana passada, o rodízio para caminhões
era restrito às vias internas do
centro expandido. Agora, os
veículos pesados passam a seguir as mesmas regras válidas
para carros, tendo que obedecer à proibição nas vias que limitam essa área central.
Além das marginais, a restrição vai vigorar nos seguintes locais: av. Salim Farah Maluf, av.
dos Bandeirantes, av. Afonso
Taunay, complexo Viário Maria Maluf, av. Tancredo Neves,
av. das Juntas Provisórias, viaduto Grande São Paulo e av.
Luís Ignácio de Anhaia Melo
(do viaduto Grande São Paulo à
av. Salim Farah Maluf).
O horário do rodízio segue
inalterado-das 7h às 10h e das
17h às 20h. O sistema de numeração das placas também é
igual ao dos carros: às segundas-feiras, ficam proibidos de
circular caminhões com final
de placas 1 e 2, e assim por diante, até sexta (9 e 0).
É a segunda medida implantada pela gestão Gilberto Kassab (DEM) para tentar reduzir
o número de caminhões circulando. A prefeitura iniciou em
30 de junho a proibição de caminhões de grande e médio
porte, das 5h às 21h, dentro de
uma área de 100 km2. Os caminhões de até 6,30 m só podem
rodar nessa área de dia obedecendo a um revezamento (dia
sim, dia não, conforme a placa).
Caminhões que forem encontrados nos acostamentos
das rodovias estaduais para escapar do rodízio nas marginais
terão uma tolerância da Polícia
Rodoviária antes de receberem
multa, nesses primeiros dias.
Ao serem abordados, serão
orientados a voltar e parar em
postos de gasolina ou bolsões
nas estradas. A multa só será
aplicada em caso de recusa.
Com o rodízio, a prefeitura
espera retirar 20% dos cerca de
126 mil caminhões dessas vias
nos horários de pico, o que deve resultar em melhora da fluidez em até 11% nesses horários.
A medida, porém, segundo as
concessionárias de rodovias,
deve provocar concentração do
fluxo de caminhões à noite e de
madrugada e entre horários de
pico, pela manhã e à tarde.
Por dia, 230 mil caminhões
circulam na capital. Cerca de
um terço chega à cidade pelas
rodovias, segundo a CET. Desses, 20 mil usam as marginais.
Parar no acostamento sem
"motivo de força maior" -quebra do veículo ou socorro a acidentes- também é infração de
trânsito. A diferença é que desrespeitar o rodízio é uma infração média (R$ 85,12) e parar no
acostamento, leve (R$ 53,20).
"É mais barato encostar do
que seguir viagem", diz o presidente do Sindicato da União
Brasileira dos Caminhoneiros,
José Natan. Ele considera insuficientes os estacionamentos
ao longo das estradas.
Outra medida que começa a
valer nesta semana é o aumento das restrições a caminhões
pequenos em 100 km2, de dia, a
partir de sexta-feira.
(RS e AI)
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