São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Morre Ariel, leão tetraplégico que causou comoção na internet

Andre Penner/Associated Press
A veterinária Livia Pereira e Ariel, que morreu ontem; ele sofria de doença autoimune

DE SÃO PAULO

Morreu ontem em São Paulo, aos três anos, o leão Ariel. Sucesso na internet, o animal provocou uma onda de solidariedade pelas redes sociais no Brasil.
Ele ganhou fama ao aparecer na TV vivendo em um sítio de uma família de Maringá (PR). O leão sofria de uma rara doença degenerativa autoimune que provocou a paralisia de suas pernas.
Como estava mais fraco, o felino foi tratado com sessões de acupuntura, quiropraxia e massagem. Foi levado para São Paulo para tratamento.
Ariel, que em hebraico significa leão de deus, vivia com cuidados especiais em um canil de Maringá. A reportagem tentou falar com a dona de Ariel, Raquel Borges, mas não conseguiu localizá-la.

SIMBA
Em Mato Grosso do Sul, após ficar seis anos num zoológico desativado e perder a companheira em 2010, outro leão virou estrela na internet.
A campanha virtual para dar novo lar a Simba conta com apoio de estrangeiros -um fundador é de Portugal- e até com a doação de bolsa de grife. A página "Leão Simba também precisa de você" no Facebook já tem quase 2.000 apoiadores.
Simba vive só no zoológico de Ivinhema (MS) -fechado pelo Ibama em 2005- e tem sinais de depressão. Está ainda numa jaula pequena, diz Paula Mochel, do Ibama.
Segundo ela, o órgão tenta achar um lar para o leão há um ano e meio -antes, a prefeitura tentava reaver o zoo. Agora, o objetivo é transportá-lo até o lar de animais Rancho dos Gnomos, em Cotia (SP). O local foi encontrado com ajuda da campanha.
"Conseguimos em dez dias o que demorou anos", diz a psicóloga Fátima Nogueira, 55, que mantém a página com três amigos virtuais.


PASQUALE CIPRO NETO
O colunista está em férias.


Texto Anterior: Análise: Projetos urbanos precisam de gestão baseada no direito de todos à cidade
Próximo Texto: Atmosfera
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.